...

Pesquisar neste blog

23/03/2014

O ARREBATAMENTO DA IGREJA, “CONDIÇÃO PARA SUBIR”

Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados 1 Co 15:52




INTRODUÇÃO

Segundo os links abaixo, foi explicado sobre o termo bíblico “O Arrebatamento da Igreja”, com o objetivo de esclarecer possíveis dúvidas sobre o referido tema. Usando textos das Sagradas Escrituras (princípio da hermenêutica bíblica), procurei mostrar aos leitores com clareza, o que Deus preparou, em um futuro próximo, àqueles que aceitaram o sacrifício de Cristo na Cruz do Calvário e desejarem ter uma vida de obediência incondicional a Bíblia Sagrada.

Arrebatamento da Igreja: http//ebdestudosbiblicos.blogspot.com.br/2007/11/arrebatamento-da-igreja.html
ARREBATAMENTO II: http//ebdestudosbiblicos.blogspot.com.br/2011/07/arrebatamento-ii.html

Nesta feita, não quero falar sobre o Arrebatamento da Igreja explicando sua forma teológica, a fim de apenas acrescentar o vosso conhecimento sobre o determinado assunto, não é essa minha intenção. Sendo o Arrebatamento uma realidade bíblica, espero conduzi-los a reflexão e também despertá-los a esse iminente e glorioso acontecimento.

HAVERÁ SELEÇÃO

DEUS não faz acepção de pessoas, a Bíblia diz:

  • Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna Jo 3.16.

O dom de Deus que é a salvação, foi oferecida a todas as pessoas da terra deixando em aberto a decisão de cada indivíduo sobre oque escolher para seu futuro eterno, a Bíblia diz:

  • Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se2 Pe 3.9.

Existem algumas expressões bíblicas que nos chamam a atenção, por exemplo:
  • ...os que morreram em Cristo ressucitarão primeiro ITs 4.16
  • ...um povo seu especial, zeloso de boas obras Tt 2.14
  • Mas aquele que perseverar até ao fim... Mt 24.13

Essas expressões entre outras, nos dizem claramente que não serão todas as pessoas que confessam a Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas, que desfrutarão das riquezas celestiais, mas sim, as que quando o Senhor vier, possa os achar irrepreensíveis para subir ao céu de luz e estar sempre ali com o Senhor.
Ora, estou falando da condição ideal para subir no Arrebatamento da Igreja, pois, faltando algum requisito certamente grande será a decepção.
O Reino dos céus não é algo a se comparar com as coisas corruptíveis e passageiras desse mundo, saber reconhecer o devido valor de Cristo em nossas vidas, empregar força e até mesmo renúncia pessoal, faz parte de uma vida genuinamente cristã daquele que realmente deseja ir morar no céu.

Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;
E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a
Mt 13.45-46”.

Quem está na igreja, mas não abandona o pecado e o mal, sendo assim infiel a Cristo, será deixado aqui, no Dia do Arrebatamento.
Todos os crentes devem examinar suas vidas constantemente, atentando para sua vida espiritual, tendo em vista a Vinda de Cristo num momento desconhecido e inesperado, “Mas daquele dia e hora ninguém sabe
Mt 24.36...”

O Arrebatamento da Igreja é ilustrado nas parábolas que o Senhor nos ensinou, vejamos algumas:

ESTAR COM AS VESTES APROPRIADAS

  • Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho; E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas. Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio; E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram. E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade. Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes. E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados. E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos Mateus 22.1-14.

A veste nupcial é um dos requisitos básico e simboliza a condição de se estar preparado no momento do Arrebatamento. Significa despojar-se das vestes antigas, dos andrajos do pecado, e vestir-se com trajes santos, purificados com o sangue do Cordeiro. Os que aceitam a Cristo Jesus pela fé, são feitos novas criaturas (2Co 5.17), pertencendo totalmente a Deus.
Infelizmente, em nossos dias muitas pessoas se iludem pensando que de qualquer maneira subirão no Arrebatamento, mas a Bíblia nos exorta a buscarmos um arrependimento sincero e conservar uma vida santa sem se contaminar com as coisas vis deste mundo.


  • Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 1 Pe 1.13-15

  • Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Rm 12.1,2
  • Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor Hb 12.13-14

Ser santo é estar separado do pecado e consagrado a Deus. É ficar perto de Deus, ser semelhante a Ele, e, de todo o coração, buscar sua presença, sua justiça e a sua comunhão.

  • SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado. Sl 15.1-5

SER FIEL


  • Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, E separa-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes Mateus 24:44-51.


Nota:
Fidelidade (do latim fidelitas pelo latim vulgar fidelitate), é o atributo ou a qualidade do que ou de quem é fiel (do latim fidelis), para significar que ou o quem conserva, mantém ou preserva suas características originais, ou que ou o quem mantém-se fiel à referência.

Segundo o texto acima, ser fiel, é imprescindível, pois o Senhor em breve requererá de cada um segundo o talento que Ele mesmo nos entregou.
Quem for achado fiel no dia do Arrebatamento será considerado Bem-aventurado, quanto ao servo infiel e negligente, sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Outro grande detalhe na vida do servo fiel e prudente, é que ele não será pego de surpresa e nem envergonhado. A recompensa para o servo fiel é incalculável e não se compara com as “grandezas daqui”, ALELUIA!!!

  • Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos. Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois. Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos. Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 25:14-30

É interessante dizer que o Senhor não deixou o dia e nem a hora marcada de sua volta, mais disse para ficarmos de sobre aviso pois Ele virá a uma hora em que não pensamos e nem esperamos, por esse motivo devemos atentar para os detalhes, pois, o Senhor virá e não tardará.

  • Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor Mateus 24:41-42

TER AZEITE

  • Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. Mateus 25:1-13

O Azeite nos textos sagrados representa a pessoa bendita do Espírito Santo. O Espírito Santo é a nossa garantia, o selo e penhor da nossa eterna redenção.
  • Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. Efésios 1.13-14

O Espirito Santo é o agente que regenera vida do mais vil pecador quando este se entrega a Jesus;

  • Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. João 3.5-6
A transformação na vida do convertido em Cristo, se inicia a partir do momento em que há confissão e arrependimento, então, o Espírito Santo começa atuar como também conservará essa vida com as características de um santo(a), para o Dia do Arrebatamento.
Uma vez entregue a Jesus, devemos agradá-lo em toda nossa maneira de viver para não corrermos o risco de perder a presença maravilhosa do Espírito Santo e colocarmos a esperança da salvação em jogo.
O Espírito Consolador quem nos ensina todas as coisas concernentes a salvação;
  • Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14:26
  • Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio. João 15:26-27
  • Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. João 16:13-14

Não existe nada que possa substituir a presença gloriosa do Espírito Santo em nossas vidas, pois sem Ele não há razão para viver, não haverá galardão sem a presença dEle.
Cuidar do nosso corpo, é um bem que fazemos, pois, permitiremos a permanência constante do Espírito Santo conosco.

  • Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. 1 Coríntios 3:15-17
  • Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. 1 Coríntios 6:18-20



CONCLUSÃO

A ardente expectação pelo aparecimento do Senhor Jesus nas nuvens, nos move a buscarmos com perseverante oração a presença do Senhor e obedecermos a sua Santa Palavra.
Quanto mais o tempo passa, mais os sinais nos mostra que o tempo está se findando e a oportunidade se indo das mãos daqueles que ainda não se decidiram em seguir a Cristo.
Que o Senhor nosso Deus, o Pai das luzes, em quem não há mudança e nem sombra de variação, nos conceda graça para triunfarmos dia após dia até conquistarmos a coroa da justiça que o Senhor Justo Juiz nos dará naquele dia.


E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem.
E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.




Fontes.
Donald C. Stamps, Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal – CPAD
W. E.VINE, Dicionário Vine – CPAD
Biblia online
Dicionário da Língua Portuguesa, Aulete Digital

3 comentários:

Unknown disse...

Jesus virá a "segunda" e única vez DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO.
Pregar pré e mid/meso tribulação é anular versículo bíblico, e colocar em risco a salvação. Veja logo abaixo a condenação para quem muda a profecia do livro de apocalipse. Lembre que os pré-tribulacionistas pregam uma vinda de Jesus ao toque da quarta trombeta, mas em apocalipse diz que será ao toque da última trombeta.
Os pré, mid tribulacionistas pregam vinda invisível, enquanto a bíblia fala que Jesus virá VISÍVEL, pregam que haverá salvação pela lei, e somente de Judeu. No entanto, o livro de apocalipse fala que haverá salvação de todas as tribos, línguas e povos da terra. Pregam que a igreja não passará pela grande tribulação, no entanto, o livro de apocalipse fala de perseguição, de guerra, de tribulação, de morte de servos,...
Por outro lado o Senhor claramente disse que virá DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO (isso os pré-tribulacionista não leram)... O apóstolo Paulo disse que outro evangelho diferente do que ele pregou era "ANATEMA", "MALDITO"... Paulo ensino que Jesus virá "ante" o toque da última trombeta... Ele também disse que "TODOS" os que amam a vinda de Jesus receberão a coroa da vida na segunda vinda de Jesus... Paulo nada ensinou que levasse a crer em vinda invisível, ou em vinda antes do "anticristo" e "ante da apostasia total"...
APOCALIPSE 22:18,19 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele às pragas que estão escritas neste livro; 19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
MATEUS 24:29,30,31 E, logo depois da aflição daqueles dias, ... 30 ...Verão o Filho do homem... 31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus;
MARCOS 13:19... Porque naqueles dias haverá uma aflição tal,... 24... Depois daquela aflição, ... 26 E então verão vir o Filho do homem nas nuvens...
LUCAS 21:27 E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória;
HEBREUS 9:28 Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação;
APOCALIPSE 10:6... Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos;
I CORÍNTIOS 15:52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, “ante” a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. (Esclarecendo: O livro de apocalipse fala que serão tocadas sete trombetas. Portanto, a última trombeta é a sétima trombeta).
.Os versículos acima demonstram que Jesus virá DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO, ANTE O TOQUE DA SÉTIMA TROMBETA.
TENHO Três ESTUDOS (SOMANDO APROXIMADAMENTE 400 PAGINAS) NA PÁGINA WWW.REVELACAODABIBLIA.COM.BR os quais com abundantes fundamento comprovam que a vinda de Jesus será ÚNICA E DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO. Os nomes no site: “O MARANATA E ASSUNTOS CORRELACIONADOS", "ARREBATAMENTO SERÁ DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO" E "O CORPO DE CRISTO O POVO DO SENHOR E SOMENTE UM"
ESTOU à DISPOSIÇÃO para mais fundamento bíblico comprovando que Jesus virá depois da grande tribulação.
A minha preocupação e com a condenação de servos os quais estejam difundindo a heresia da pré ou meso-tribulação. A palavra do Senhor para a igreja não pode ser mudado. O pré-tribulacionismo muda muitas profecias, tanto do livro de apocalipse, o que traz juízo condenatório. Como disse o Espírito à igreja em apocalipse 22:18-19
Mais detalhes leia nossos estudos acima citados...

Jaime e Julio disse...

Graça e paz!
Certamente que a promessa da Vinda do Senhor e o arrebatamento da Sua Igreja é um fato patente; o problema é que será muito diferente da pregação Pré-tribulacionistas!
Aliás, isto está estampado claramente na mensagem das "dez virgens", onde vemos que quem foram surpreendidas com a chegada da "MEIA NOITE" foram as cinco néscias, as quais tinham tanta certeza "teológica", que seriam arrebatadas antes da Gr. tribulação. Porém, não foi isto que "biblicamente" aconteceu (acontecerá).

Solicite gratuitamente nosso estudo escatológico, a Grande tribulação parte 1 e 2 + os 10 gráficos do Apocalipse, que anuncia a sequência e a cronologia perfeita da Grande tribulação, vinda de Jesus e o arrebatamento da Igreja (exceto o dia, a hora e o momento da vinda do Senhor) através do nosso E-mail: Jaime.ap@hotmail.com

Anônimo disse...

Afinal jesus ira arrebatar sua igreja antes da grande tribulaçao ?