...

Pesquisar neste blog

01/03/2014

LIÇÃO 09 – UM LUGAR DE ADORAÇÃO A DEUS NO DESERTO - 1º TRIMESTRE 2014 (Êx 25.1-9)


INTRODUÇÃO

Durante os anos de peregrinação no deserto, o povo de Israel necessitava de um local para adoração e ofertas de sacrifício ao Senhor. Então, o próprio Deus ordenou que Moisés recolhesse as ofertas para a construção do Tabernáculo, e deu-lhe o modelo para que o templo móvel fosse construído (Êx 25.1-40.38). Nesta lição, veremos a definição de Tabernáculo, os propósitos para a construção do mesmo e os utensílios que haviam nele.
I – DEFINIÇÃO DA PALAVRA TABERNÁCULO 

Os nomes dados à estrutura comumente denominada de Tabernáculo são muitos. Foi chamada de “tenda” (Êx 26.36), referindo-se geralmente à cobertura exterior; a “tenda da congregação” (Êx 27.21), onde Deus se encontrava com o Seu povo; a “tenda do testemunho” (Êx 25.16), porque nela estava a Arca da Aliança, onde continha as tábuas da Lei, a vara de Arão e uma botija com o maná (Hb 9.4); a “habitação” e “habitação de Jeová” (Nm 16.9); ou “habitação do testemunho” (Êx 38.21); e “o santuário” ou “lugar santo” (Êx 25.8). Os nomes “casa” ou “templo” (I Sm 1.9; 3.3) também são usados, mas referem-se a uma condição mais simples do Tabernáculo. O termo “tabernáculo” vem do latim “tabernaculum”, que significa “tenda”. O Aurélio define como “templo em forma de tenda, transportável”. Já o Dicionário Teológico define como “Santuário portátil onde os hebreus, durante a peregrinação no deserto, rendiam culto a Deus” (ANDRADE, 2006, p. 337). No hebraico, os dois termos principais para tabernáculo são bayth que significa “uma casa” (Êx 23.19; 34.26; Js 6.24; 9.23; Jz 18.31; 20.18) e miqdash que quer dizer “um local sagrado” (Lv 12.4; Nm 3.38; 4.12). Como era uma tenda portátil, os israelitas carregaram-na nos 40 anos de peregrinação no deserto e durante seus anos na Terra Prometida até que Salomão construiu o primeiro Templo.

NOTA.

  • O significado histórico, espiritual e tipológico do Tabernáculo deve apoiar - se no que a Bíblia diz a respeito.

1 - O Tabernáculo era um "santuário"(Ex 25.8), um lugar separado para o Senhor habitar entre o seu povo e encontrar-se com os seus (v.22; 29.45,46; Nm 5.3; Ez 43.7,9). A glória do Senhor estava sobre o Tabernáculo de dia e de noite. Quando a glória do Senhor seguia adiante, Israel tinha que avançar junto.
2 - Era chamado o "Tabernáculo do Testemunho"(Ex38.21), porque continha os dez mandamentos. Os dez mandamentos lembravam sempre ao povo, da santidade de Deus e das suas leis sobre o viver do seu povo escolhido.
3 - O Tabernáculo era o lugar onde Deus concedia o perdão dos pecados mediante um sacrifício vicário (Ex 29.10-14). Esses sacrifícios tipificavam o perfeito sacrifício de Cristo na cruz pelos pecados da raça humana (Hb 8.1,2; 9.11-14).
4 - O Tabernáculo falava do céu, do Tabernáculo celestial onde Cristo, nosso sumo sacerdote eterno, vive eternamente para interceder por nós (Hb 9.11,12,24-28).
5 - O Tabernáculo falava da redenção final quando, então, haverá um novo céu e uma nova terra, ..."o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles" (Ap 21.3).

II – OS PROPÓSITOS DIVINOS PARA O TABERNÁCULO 

Deus ordenou que Moisés recolhesse as ofertas entre o povo (Êx 25.1-7) a fim de que construíssem o Tabernáculo “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles” (Êx 25.8). O modelo desta casa, e os artefatos que deveria possuir, foi revelado a Moisés no monte (Êx 25.9). Para trabalhar na elaboração desse projeto, Deus habilitou pelo seu Espírito a Bezalel, da tribo de Judá, e a Aoliabe, da tribo de Dã (Êx 31.1,6). A construção do Tabernáculo tinha diversos propósitos, como veremos a seguir:


III – OS UTENSÍLIOS DO TABERNÁCULO
 
Montagem criada Bloggif

O Tabernáculo tinha três divisões principais: 
  • O Átrio, o primeiro compartimento do Tabernáculo, onde estavao altar dos holocaustos e a pia de bronze; 
  • O Lugar Santo, que era a primeira divisão da tenda, onde estavam três peças: o candelabro, a mesa com os pães e o altar de incenso;
  • O Lugar Santo dos Santos, que era a segunda divisão da tenda, onde estava a Arca da Aliança. Ao todo eram seis peças muito valiosas e belas. Destacaremos cada um delas:






  CONCLUSÃO

O Tabernáculo era uma espécie de templo móvel onde os filhos de Israel adoravam ao Senhor e ofereciam sacrifícios. Mas, ele também era “uma sombra” da obra de Cristo (Hb 8.1,2), pois através dele, Deus estava, de antemão, nos ensinando como o homem poderia obter perdão dos seus pecados e, enfim, achegar-se a Ele.

REFERÊNCIAS
 STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
 HOFF, Paul. O Pentateuco. VIDA.



Nenhum comentário: