...

31/07/2011

HABILIDADES,


A PALAVRA DE DEUS SOBRE

No âmago do espírito humano existe o desejo, e a capacidade, para fazer coisas tremendas. Porque somos feitos à imagem de Deus, herdamos dele o desejo de criar, de realizar, de fazer as coisas acontecer. Deus não nos daria estes anseios sem nos dar os meios de realizá-los. Estes "meios" são o que chamamos de habilidades, ou talentos. São dons que Deus nos deu para ajudar-nos a realizar grandes coisas para Ele, e para ajudar-nos a fruir a vida. Como usamos, ou abusamos, estas habilidades determinam, em última análise, nossa qualidade de vida - qualidade sendo definida não como conforto ou acúmulo de bens, mas em termos de caráter, alegria, e satisfação duradoura. Nossa meta é, em primeiro lugar, descobrir nossas habilidades para, em seguida, exercê-las e, finalmente, canalizá-las para o bem ou para o mal.

DEUS DEU A TODOS CERTAS HABILIDADES. NOSSA VIDA É MAIS PLENA QUANDO EXERCITAMOS ESTAS HABILIDADES.

Efésios 4:11-12...E ele mesmo concedeu... com vistas ao aperfeiçoamento dos santos...para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus. Deus nos concedeu certas habilidades; ninguém fica sem. Agora, como usá-las depende de nós.

DEUS NOS AJUDA EM ÁREAS IMPORTANTES QUANDO NOS FALTAM HABILIDADES.

Êxodo 4:10-12...Então, disse Moisés ao Senhor: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste ao teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua. Respondeu-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. Quando Deus nos pede para fazer algo, Ele nos dará as habilidades e os recursos extraordinários para realizá-lo.

COMO DEVEMOS USAR NOSSAS HABILIDADES?

1 Timóteo 4:7-8...Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser.

O exercitar correto de nossas habilidades nos ajuda a crescer espiritualmente.

Mateus 25:21...Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre muito te colocarei.

Somos responsáveis pelo uso correto do que Deus nos deu.

É COMUM QUE EU TENHA CIUMES DOS TALENTOS DOS OUTROS. COMO DEVO LIDAR COM ISTO?

Salmo 147:10... Não faz caso da força do cavalo, nem se compraz dos músculos do guerreiro. Você pode desejar ter a velocidade de um cavalo, mas não quer se tornar um cavalo. Não raro as habilidades que desejamos se encontram em alguém que não gostaríamos de ser.

SOU MUITO BOM NO QUE FAÇO. ERRO QUANDO ME SINTO SATISFEITO?

2 Coríntios 3:5...Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus.

Regozije-se pelos talentos que Deus lhe deu. Sem Deus, nossas habilidades são como sonhos sem poder, copos sem água, motores sem combustível.

EU QUERIA SER UM GRANDE MÚSICO. POR QUE DEUS NÃO ME DEU ESTE TALENTO?

Romanos 12:6... tendo, pois, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada...

Nossos talentos e habilidades são dons de Deus. É melhor darmos graças pelos dons que temos e maximizá-las do que sonhar com os que não temos e acusar Deus de nos ter prejudicado.

O NÚMERO DE HABILIDADES QUE VOCÊ TEM NADA TEM A VER COM QUANTO DEUS O AMA.

Efésios 3:18-20...a fim de poderdes compreender, como todos os santos, qual a largura, o comprimento, e a altura, a profundidade e conhecer o amor de Cristo...

Deus ama todos os crentes completa e incondicionalmente, tanto que enviou seu próprio Filho, Jesus, para morrer em nosso lugar, a fim de que possamos habitar para sempre com ele.

E SE EU NUNCA CHEGAR A USAR AS MINHAS HABILIDADES?

Hebreus 11:26Éporquanto [Moisés] considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão

O que lhe impede de usar as suas habilidades? É falta de disciplina ou circunstâncias fora de seu controle? Se realmente forem circunstâncias fora de seu controle, console-se com o fato de que Deus lhe ama mesmo assim, e que o sofrimento que lhe impede de alcançar o seu potencial lhe trará galardão.

PROMESSA DE DEUS

Mateus 25:29...Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância...

Nenhum comentário: