...

17/07/2011

OS SOBREVIVENTES DE DEUS



Predição da ruína de Israel

Am 5.1-Ouvi esta palavra que levanto como uma lamentação sobre vós, ó casa de Israel. 2A virgem de Israel caiu, nunca mais tornará a levantar-se; desamparada está na sua terra, não há quem a levante. 3Porque assim diz o Senhor Jeová: A cidade da qual saem mil conservará cem, e aquela da qual saem cem conservará dez à casa de Israel.

4Porque assim diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me e vivei.

5Mas não busqueis a Betel, nem venhais a Gilgal, nem passeis a Berseba, porque Gilgal certamente será levado cativo, e Betel será desfeito em nada.

6Buscai o Senhor e vivei, para que não se lance na casa de José como um fogo, e a consuma, e não haja em Betel quem o apague.

7Vós que converteis o juízo em alosna e deitais por terra a justiça,

8procurai o que faz o Sete-estrelo e o Órion, e torna a sombra da noite em manhã, e escurece o dia como a noite; o que chama as águas do mar e as derrama sobre a terra; Senhor é o seu nome.

9O que faz vir súbita destruição sobre o forte, de sorte que vem a assolação contra a fortaleza.

10Aborrecem na porta ao que os repreende e abominam o que fala sinceramente.

11Portanto, visto que pisais o pobre e dele exigis um tributo de trigo, edificareis casas de pedras lavradas, mas nelas não habitareis; vinhas desejáveis plantareis, mas não bebereis do seu vinho.

12Porque sei que são muitas as vossas transgressões e enormes os vossos pecados; afligis o justo, tomais resgate e rejeitais os necessitados na porta.

13Portanto, o que for prudente guardará silêncio naquele tempo, porque o tempo será mau.

14Buscai o bem e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis. 15Aborrecei o mal, e amai o bem, e estabelecei o juízo na porta; talvez o Senhor, o Deus dos Exércitos, tenha piedade do resto de José.

O PROFETA E O SEU MEIO

Amós foi um dos grandes profetas do séc. VIII a.C., muito embora ele mesmo preferisse ver a si mesmo como um homem simples, dedicado aos seus afazeres rurais como um “entre os pastores de Tecoa”

(1.1-As palavras de Amós, que estava entre os pastores de Tecoa, o que ele viu a respeito de Israel, nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto.).

Assim o declara na sua controvérsia com o sacerdote Amasias, que o acusa de trair o rei de Israel: “Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta, mas boieiro e colhedor de sicômoros” (7.14).

Houve, todavia, um dia em que aconteceu a transformação de Amós no mensageiro enviado por Deus para profetizar no Reino do Norte. Como ele mesmo disse: “O Senhor me tirou de após o gado e o Senhor me disse: Vai e profetiza ao meu povo de Israel”

(7.15-Mas o Senhor me tirou de após o gado e o Senhor me disse: Vai e profetiza ao meu povo Israel.).

Distante uns 10 km ao sul de Belém, próximo ao mar Morto e como que suspensa entre as montanhas de Judá, situava-se a pequena cidade de Tecoa. Amós residia ali, mas, por algum motivo que ignoramos, a sua atividade profética desenvolveu-se no Reino do Norte. Deve ter começado em torno do ano 750 a.C., “dois anos antes do terremoto” (cf. Zc 14.5-E fugireis pelo vale dos meus montes (porque o vale dos montes chegará até Azel) e fugireis assim como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá; então, virá o Senhor, meu Deus, e todos os santos contigo, ó Senhor.),

durante o reinado de Jeroboão II (783-743 a.C.).

Aquela era uma época de prosperidade para o reino. Sob o cetro de Jeroboão, o comércio com outros países enriqueceu o Estado; Israel voltou ao esplendor dos dias de Davi e, por força das armas (6.13-), conseguiu recuperar territórios que havia perdido no lado oriental do Jordão (2Rs 14.25).

Certamente, os êxitos militares e o aumento da riqueza despertaram no povo grande entusiasmo; mas, no devido tempo, foram a causa do crescimento da desigualdade entre os diversos estratos sociais. Os ricos aumentaram as suas riquezas, enquanto que os pobres submergiam cada vez mais na miséria. O povo humilde sofria a opressão dos poderosos, uma opressão agravada pela corrupção dos juízes e dos tribunais de justiça (2.6-7; 5.7-12). Até mesmo a vida religiosa havia se corrompido. O culto contaminou-se com as práticas pagãs de outros povos (5.26), e as cerimônias religiosas, exteriormente esplendorosas, perderam a sua autenticidade e sua piedade sincera (5.21-23).

Três tipos de sobreviventes

  • 1-SOBREVIVENDO CONTRA O PECADO

Gn6. 5-E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.

6-Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração.

7-E disse o Senhor:

Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

8-Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.

1. Noé era um homem correto que protegeu sua fiel família do julgamento de Deus. Ele era o filho de Lameque e neto de Metusalem, um descendente de Sete, terceiro filho de Adão (Genesis 5:13-20). Lameque nomeou seu filho Noé, um nome que soa como um termo em Hebraico que significa "alívio" ou "conforto". Quando Lameque escolheu esse nome, ele disse "Ele nos trará alívio do trabalho doloroso de cultivar essa terra que o Senhor amaldiçou" (Genesis 5:29).

Noé sobreviveu a grande contaminação que a terra tinha sofrido. Ele não se deixou levar pela influencia das pessoas que estavam ao seu lado, não se desanimou por ver que ao seu lado não tinha alguém para segurar em sua mão e ajuda-lo nesta luta pela sobrevivência.

Deus estava determinado a destruir a criação por causa da perversão difundida (compare Mateus 24:37-39, Lucas 17:26-27). Mas Deus fez uma excessão com Noé, um homem correto aos olhos de Deus e inocente diante as pessoas (Genesis 6:39). Depois de seguir as instruções precisas de Deus, Noé construiu uma arca. Somente oito pessoas poderiam entrar na arca: Noé, sua esposa, os três filhos e suas esposas.

SOBREVIVENCIA É:

(Continuar a viver, a ser, a existir, depois de outras pessoas ou de outras coisas).

NALFRAGIO

Ex: Acreditava-se que o Titanic não poderia afundar, até que o navio chocou-se com um iceberg, no dia 14 de abril de 1912, a 153 quilômetros ao sul da Terra Nova, e naufragou na manhã seguinte. A perda do Titanic em sua primeira viagem é considerada um dos piores desastres da história marítima. Dos 2.220 passageiros e tripulantes a bordo, mais de 1.500 morreram.

FOME:

Ex: Devido ao clima, à seca, à deficiente planificação agrícola, à instabilidade política e à ineficácia e má administração dos recursos naturais, milhões de pessoas morrem de fome no mundo. Estima-se que a cada ano faleçam entre 5 e 20 milhões de pessoas por esta causa. Muitas delas, como na foto, são crianças.

CATASTROFES NATURAIS:

Ex: As catastróficas inundações na costa de Bangladesh devem-se à combinação de vários fatores: a pouca altitude das terras na ampla região dos deltas dos rios Ganges e Brahmaputra, a elevação passageira do nível do mar pelos ventos fortes produzidos pelas monções, e as subidas do nível da água do Brahmaputra devido ao desmatamento de suas cabeceiras. Estes riscos naturais, em geral, são regulares e previsíveis. Seus efeitos se tornam ainda mais graves devido à densidade populacional das terras baixas inundáveis, nas margens dos rios.

  • 2-SOBREVIVENDO PARA CUMPRIR AS PROMESSAS DE DEUS

Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José,

9-o qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito e mais poderoso do que nós.

10-Eia usemos sabiamente para com ele, para que não se multiplique, e aconteça que, vindo guerra, ele também se ajunte com os nossos inimigos, e peleje contra nós, e suba da terra.

11-E os egípcios puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. E edificaram a Faraó cidades de tesouros, Pitom e Ramessés.

12-Mas, quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel.

13-E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;

14-assim, lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo, com todo o seu serviço, em que os serviam com dureza.

As parteiras poupam a vida aos recém-nascidos

15-E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o nome da outra, Puá) 16e disse: Quando ajudardes no parto as hebréias e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas, se for filha, então, viva

Ex:

Êxodo2. 1.2-E foi-se um varão da casa de Levi e casou com uma filha de Levi.

E a mulher concebeu, e teve um filho, e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.

3Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos e a betumou com betume e pez; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à borda do rio.

  • 3-SOBREVIVENDO PARA ADORAR ADEUS

Jò.1-6-E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.

7-Então, o Senhor disse a Satanás: De onde vens? E Satanás respondeu ao Senhor e disse: De rodear a terra e passear por ela.

8-E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal.

9-Então, respondeu Satanás ao Senhor e disse: Porventura, teme Jó a Deus debalde?

10-Porventura, não o cercaste tu de bens a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e o seu gado está aumentado na terra.

11-Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema de ti na tua face!

12-E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.

13-E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa de seu irmão primogênito,

14-que veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles;

15-e eis que deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos moços feriram ao fio da espada; e eu somente escapei, para te trazer a nova.

16-Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os moços, e os consumiu; e só eu escapei, para te trazer a nova.

17-Estando ainda este falando, veio outro e disse: Ordenando os caldeus três bandos, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos moços feriram ao fio da espada; e só eu escapei, para te trazer a nova.

18-Estando ainda este falando veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,

19-eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei, para te trazer a nova.

20-Então, Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou,

21-e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor.

Jó1. 22- Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

Jó sobreviveu aos ataques de Satanás, o qual investiu com toda fúria contra sua vida para que ele blasfemasse o nome Deus.

PERDEU SUAS PROPRIEDADES;

PERDEU SUA RIQUEZA;

PERDEU TODOS OS SEUS FILHOS OS QUAIS TANTO AMAVA;

PERDEU SUA SAUDE FISICA;

PERDEU SUA POSIÇÃO SOCIAL;

PERDEU O APOIO DE SUA ESPOSA;

2Co4. 8- Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados;

9- perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;

Um comentário:

Salviano disse...

MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!