...

Pesquisar neste blog

09/08/2011

CINCO EXPRESSÕES SOBRE OS CÉUS



Pelo menos cinco colocações podemos fazer sobre a Palavra CÈUS pela Bíblia:

1º-shãmayim é a palavra hebraica habitual para se referir ao "céu" e a "esfera do céu".É nesta esfera onde os pássaros voam.Deus proíbe Israel de fazer qualquer"figura de alguma ave alígera que voam pelos céus"(Dt 4.17).

É nesta área , bem alta do chão, mais baixo das estrelas e corpo celeste, que está o loco da visão:"E, levantondo Davi os olhos, viu o anjo do Senhor, que estava entre a terra e o céu, com a espada desembanhada na sua mão estendida contra Jerusalem"(ICr 21.16).

2º-esta palavra descreve uma áre mais distante da superficie da terra.Desta região vem coisas como geada(Jó 38.29), neve(Is55.10), enxofre e fogo(Gn19.24), pó e poeira(Dt28.24), granizo(Js10.11) e chuva:" Cerraram-se as fontes do abismo e as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se"(Gn8.2).

3º-shãmayim também descreve o âmbito no qual estão localizados o Sol, a Lua e as estrelas:

"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite"(Gn1.14).

Esta imagem é repetida muitas vezes nos relato de Criação e nas passagens poéticas. Assim os "céus" podem ser estendidos como uma cortina (Sl104.2) ou enrolados como um livro(Is34.4).

4º-A expressão "céu e terra" denota a Criação toda. Esse uso da palavra aparece em Gn1.1:

"No principio criou Deus os Céus e a terra".

5º-O "céu" é o lugar da habitação de Deus:

"Aquele que hábita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles" (Sl2.4;cfDt4.39).Observe Dt 26.15:"Olha desde a sua Santa Habitação, desde o céu e abençoa o teu povo, a Israel".

Outra expressão que representa o lugar da habitação de Deus é, literalmente, "os céus dos céus". Isto não indica altura, mas um absoluto, ou seja, o domicilio de Deus é um âmbito singular não identificado com a criação física:"Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor, teu Deus, a terra e tudo o que nela há"(Dt10.14).

Nenhum comentário: