...

Pesquisar neste blog

09/07/2010

O ARREPENDIMENTO DE DEUS


GN 6.6 - Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
Arrepender-se (NÃHAM):

Os estudiosos dão varias opiniões no esforço de determinar o significado de NÃHAM, relacionando a palavra com uma MUDANÇA ou DISPOSIÇÃO DO CORAÇÃO, uma MUDANÇA DE MENTE,uma MUDANÇA DE PROPÓSITO ou uma ênfase na MUDANÇA DA CONDUTA PESSOAL.
A maioria dos usos do termo, no ANTIGO TESTAMENTO está relacionda com o Arrependimento de Deus:
As vezes o SENHOR se Arrependeu [mudou de mente] da disciplina que tinha planejado executarem seu povo;

Ex 32.14 - Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.
Jr 18.8 -10 - Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar,
Se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria.
Jl 2.13 - E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.

Em outras ocasiões, o SENHOR mudou de mente. Obviamente, Ele muda quando o homem muda por fazer as escolhas certas, mas Ele não pode mudar de atitude em relação ao mal.
Quando o homem permanece em seu curso errado, “assim que Deus muda de ação, Ele sempre se mantém fiel a sua retidão”.

Deus se revela como um Deus pessoal para com o ser humano, e que é passível de sentir EMOÇÕES, DESAGRADO, E REAÇÃO CONTRA O PECADO DELIBERADO e a rebelião da humanidade.

*Por causa do trágico pecado da raça humana, Deus mudou sua disposição para com as pessoas. Sua atitude de misericórdia e de longanimidade, passou a atitude de juízo.
Gn 2.8 - E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado
O HOMEM COLOCADO NO JARDIM DO EDEM
Gn 3.23 - O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado
O HOMEM LANÇADO FORA DO JARDIM DO ÉDEN
*A EXISTENCIA DE DEUS, O SEU CARÁTER, E SEUS ETERNOS PROPÓSITOS traçados, permanecem imutáveis.
ISm 15.29 - E também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é um homem para que se arrependa.
Tg 1.17 - Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
Nm 23.19 - Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?

Deus pode alterar seu tratamento para com o homem, dependendo da conduta deste.
Deus altera sim, SEUS SENTIMENTOS, ATITUDES, ATOS E INTENSÕES, conforme as pessoas agem diante de sua vontade.
-Ex 32.14 - Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.
-2Sm 24.16 Estendendo, pois, o anjo a sua mão sobre Jerusalém, para a destruir, o SENHOR se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do SENHOR estava junto à eira de Araúna, o jebuseu.
-Jr 18.8 -10 - Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar,
Se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria.
-Jr 26.3 - Bem pode ser que ouçam, e se convertam cada um do seu mau caminho, e eu me arrependa do mal que intento fazer-lhes por causa da maldade das suas ações.
-Jr 26.13 - Agora, pois, melhorai os vossos caminhos e as vossas ações, e ouvi a voz do SENHOR vosso Deus, e arrepender-se-á o SENHOR do mal que falou contra vós
-Jr 26.19 - Mataram-no, porventura, Ezequias, rei de Judá, e todo o Judá? Antes não temeu ao SENHOR, e não implorou o favor do SENHOR? E o SENHOR não se arrependeu do mal que falara contra eles? Nós, fazemos um grande mal contra as nossas almas
-Jn 3.8 -Mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos.
-Jn 3.9 - Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?
-Jn 3.10 - E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.
*Essa revelação de Deus como um Deus que pode sentir pesar e tristeza, deixa claro que Ele, em relação à sua criação, age pessoalmente como recesso de uma família. Ele tem um amor intenso pelos seres humanos e solicitude divina ante a penosa situação humana:
REFLEXÃO:
Sm 139.7 – 18.
Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;
Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!
Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.

Deus mudou de mente e se arrependeu de suas ações por causa da INTERCESSÃO DO HOMEM e ARREPENDEIMENTO DE SUAS MÁS AÇÕES.
Ex 32.12 - Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.
Como o profeta pregou para Nínivi;
Jn 3 .10 - E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.
Em tais ocasio~es Deus se arrependeu ou mudou de mente para ocasionar uma mudança de plano.
Porém, de novo Deus permaneceu fiel aos seus absolutos de justiça, na sua relação com o homem.
Outras passagens se referem a uma mudança (ou falta dela) na atitude do homem. Quando o homem na “se arrepende”, de sua maldade, ele escolhe a rebelião;
Jr 8.6 - Eu escutei e ouvi; não falam o que é reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um se desvia na sua carreira, como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha.
No sentido escatológico, quando Efraim ( qualidade de representante do ramo do norte de Israel) ‘se arrepender, Deus então terá misericórdia;
Jr31.19,20 - Na verdade que, depois que me converti, tive arrependimento; e depois que fui instruído, bati na minha coxa; fiquei confuso, e também me envergonhei; porque suportei o opróbrio da minha mocidade.
Não é Efraim para mim um filho precioso, criança das minhas delícias? Porque depois que falo contra ele, ainda me lembro dele solicitamente; por isso se comovem por ele as minhas entranhas; deveras me compadecerei dele, diz o SENHOR.
Em algumas siuações Deus se cansou de se arrepender;
Jr 15.6 - Tu me deixaste, diz o SENHOR, e tornaste-te para trás; por isso estenderei a minha mão contra ti, e te destruirei; já estou cansado de me arrepender.
Sugerindo que pode haver um ponto alem do qual Ele não tenha escolha senão implementar a disciplina. Um exemplo desta ação está na palavra de Samuel a Saul, dizendo que Deus tirou o reino do primeiro rei de Israel e intentou dá –lo a outro.
I Sm 15.11-30:
Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao SENHOR.
E madrugou Samuel para encontrar a Saul pela manhã: e anunciou-se a Samuel, dizendo: Já chegou Saul ao Carmelo, e eis que levantou para si uma coluna. Então voltando, passou e desceu a Gilgal.
Veio, pois, Samuel a Saul; e Saul lhe disse: Bendito sejas tu do SENHOR; cumpri a palavra do SENHOR.
Então disse Samuel: Que balido, pois, de ovelhas é este aos meus ouvidos, e o mugido de vacas que ouço?
E disse Saul: De Amaleque as trouxeram; porque o povo poupou ao melhor das ovelhas, e das vacas, para as oferecer ao SENHOR teu Deus; o resto, porém, temos destruído totalmente.
Então disse Samuel a Saul: Espera, e te declararei o que o SENHOR me disse esta noite. E ele disse-lhe: Fala.
E disse Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel? E o SENHOR te ungiu rei sobre Israel.
E enviou-te o SENHOR a este caminho, e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que os aniquiles.
Por que, pois, não deste ouvidos à voz do SENHOR, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que parecia mau aos olhos do SENHOR?
Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do SENHOR, e caminhei no caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente;
Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao SENHOR teu Deus em Gilgal.
Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do SENHOR e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz.
Agora, pois, rogo-te perdoa o meu pecado; e volta comigo, para que adore ao SENHOR.
Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do SENHOR, já te rejeitou o SENHOR, para que não sejas rei sobre Israel.
E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou.
Então Samuel lhe disse: O SENHOR tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu.

Nenhum comentário: