...

Pesquisar neste blog

11/03/2012

NEOPENTECOSTALISMO



A terminologia apresenta uma nova modalidade com fachada de Pentecostes, tal pretensão é discordante, pois a obra de Deus é perfeita e tudo o que podemos afirmar é que Deus, REGENERA, RESTAURA, RENOVA, mas não substitui:
II Co.11.4- Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.
JESUS que pregamos, segundo a BÍBLIA:

CRISTOLOGIA, ADOUTRINA DE JESUS CRISTO:

Jesus Cristo, que é eternamente a segunda pessoa da Trindade e compartilha de todos os atributos divinos, tornou-se plenamente humano. Ao entrar no mundo como ser humano Jesus assumiu características humanas ainda que escolhesse voluntariamente exercer seus poderes divinos apenas de modo não continuo a fim de cumprir sua missão redentora.
A Pessoa de Jesus Cristo

Guando olhamos para Jesus, vemos o pleno homem Jesus e também afirmamos  que ele é Deus. O homem Jesus Cristo não somente vive através de Deus e com Deus, mas ele é Deus. A confissão da igreja cristã tem sustentado que Cristo é um pessoa que possui duas  naturezas, uma divina e outra humana.
I Tm 3.16 - E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: “Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória.”

OS TITULOS DE JESUS NAS ESCRITURAS

Titulo
Significado
Referência
Alfa e Omega
Começo e fim de todas as coisas
Ap 21.6
Bom Pastor
Dá orientação e proteção
Jo 10.11
Cordeiro de Deus
Deu sua vida como sacrifício pelos Pecados
Jo 1.29
Emanuel
Deus conosco
Mt 1.23
Cristo
O Ungido de Deus prometido pelos
Profetas do Antigo Testamento
Mt 16.16
Filho de Davi
O que traz o reino
Mt 9.27
Filho de Deus
Titulo divino que fala da intimidade singular e especial de Jesus com o Pai
Jo 20.31
Filho do homem
Título divino que fala de sofrimento e exaltação
Mt 20.28
Jesus
Nome próprio: Javé salva
Mt 1.21
Luz do mundo
O que traz esperança e direção
Jo 9.5
Mediador
Redentor que leva os pecados perdoados à presença de Deus
I Tm 2.5
Palavra/Verbo
Deus eterno, que revela Deus definitivamente.
Jo 1.1
Pão da vida
O alimento essencial
Jo 6.35
Pedra angular
Alicerce firme para a vida
Ef 2.20
Primogênito dentre os mortos
Leva-nos à ressurreição
Cl 1.18
Profeta
O que fala da parte de Deus
Lc 13.33
Rabi / Mestre
Título de respeito para que ensinava as Escrituras
Jo 3.2
Rei dos reis, Senhor dos senhores.
Todo-poderoso soberano
Ap 19.16
Salvador
O que livra do pecado
Jo 4.42
Santo de Deus
Perfeito e sem pecado
Mc 1.24
Senhor
Criador e Redentor soberano
Rm 10.9
Senhor da glória
Poder do Deus vivo
I Co 2.8
Sumo sacerdote
Mediador perfeito
Hb 3.1
Supremo pastor
Dá orientação e proteção
I Pe 5.4

Infelizmente não têm sido poucas as distorções sobre a pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Gl 1.8 - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema ([Do gr. anáthema, pelo lat. anathema.]
o   Expulsão do seio da Igreja; excomunhão:
o   Maldição, execração, opróbrio:
o   Reprovação enérgica.
o   Indivíduo que sofreu excomungado
o   Excomungado, maldito, amaldiçoado:
o   Réprobo, condenado.

Hb 13.8 - Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, eternamente.
Mt 24.35 – Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
I Pe - ...mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta palavra que entre vós foi evangelizada.

ECLESIOLOGIA NEOPENTECOSTAL

A igreja neopentescostal é discutível em vários pontos. Pois cremos que o culto é uma expressão da crença, manifestação de fé e convicção dos praticantes, a forma de evangelização proselitista e sua estrutura ministerial.
O movimento neopentescostal é, portanto uma mistura sem apoio apostólico escriturístico e assim o pentecostal que conhece o fogo de pentecostes nunca a nauseante fumaça do modismo.

CULTO NEOPENTECOSTAL

Temos entendido que o propósito exclusivo de um culto é a adoração a Deus e a edificação da alma do adorador; é difícil dizer que a igreja neopentecostal tenha este propósito, isto porque a ênfase destes cultos geralmente, não é a gloria de Deus e sim uma proposta de solução para os problemas das pessoas. Na igreja neopentecostal conceito de culto é confuso, pois a propagação principal quase sempre gira entorno de campanhas de cura, revelação, culto dos milagres, cura interior, quebra de maldição, e em muitos deles para estimular a fé, utilizam-se objeto que se apresentam como amuletos e isto seguramente não agradam ao Senhor.
Como o assunto é sério se faz necessário comprovar a equação com um quadro comparativo:
O Catolicismo e os cultos afro-brasileiros como artifícios estimuladores da fé do praticante, o segmento criou varias crendices, como:

RAMO DE ARRUDA
JOGAR ARROZ SOBRE A NOIVA
DERRAMAR AÇUCAR
QUEIMAR ROUPA VELHA NO DIA DO ANO NOVO
BENZER RAMOS
ACENDER VELAS
NOVENAS

As igrejas neopentecostais seguindo o exemplo mudaram somente a terminologia:

CORRENTE DE ORAÇÃO
SAL NA ESQUINA
JEJUNS POR 7 SEXTA-FEIRA
BEBER ÁGUA ORADA, SOBRE O RÁDIO.
POR ROUPA UNGIDA
GALHO DE OLIVEIRA
FITINHAS DE PULSO
TAPETE UNGIDO
ÁGUA DO JORDÃO

O culto neopentecostal se preocupa mais como os efeitos que com as causas.
É comum os ouvintes serem, intimidados e estimulados a se prepararem para a operação cai, cai, as pessoas mais tímidas, menos expansivas ficam amedrontadas pois não imaginam o que lhe pode suceder caso venha se desequilibrar e cair, fato que pode acontecer por conseqüência desta preocupação, outros, chamados de torcida organizada já aguardam a oportunidade que o pregador abra o espaço quase sempre dizendo:
Hoje as ordens dos homens vão cair por terra, por que o Espírito Santo vai sacudir este lugar e você está autorizado a, pular, dançar, gritar, rolar, ainda digo mais, não te preocupe com o teu pastor que não gosta, se ele não é espiritual seja você, e com o auxilio de uma bateria estridente, um saxofone ao microfone, uma guitarra a todo som o equilíbrio vai se esvaindo em conseqüência do próprio som que somando a exigência de, levanta as mãos e adora com as mãos levantadas, formem grupos de 3 ou mais e se abrassem é pra já que está tudo no chão e os bons obreiros independente de:ser moça senhora, rapaz, ou senhor toma nos braços ou nas costas e traz diante do altar apresentando um cenário carente de melhor reflexão bíblica, pois uma manifestação do Espírito Santo não expõe o vazio ao ridículo como em algumas oportunidades, faltando toalha para cobrir irmãs que ao chão com o corpo descoberto causa humilhação a toda pessoa de são caráter, e em especial aos crentes lavado com o sangue de Cristo.
O culto neopentecostal se contradiz com a mensagem de Cristo quando apresenta a benção da prosperidade como algo normal e necessário para quem é filho, Jesus Cristo disse: Ajuntai tesouro no céu, Mt 6.19.
OS TEOLOGOS DA PROSPERIDADE MENOSPREZAM A SALVAÇÃO EM CRISTO E OS BENS CELESTES”.
é  ne(o)-
[Do gr. néos, a, on.]
El. comp.
 1.        = 'novo', 'moderno': neolatino, neologia. 
 Ou seja, neopentecostal significa;
Novo pentecostes, pentecoste moderno.

O culto neopentecostal que se preocupa em propagar o milagre da cura dizendo que Deus não permite que seus filhos sofram por enfermidades, se contradiz com a mensagem bíblica, pois o apostolo Paulo orou e o Senhor não lhe restaurou, mas lhe consolou dizendo a minha graça te basta. II Co 2.9.
O mesmo apostolo recomendou Timoteo a usar vinho por causa das freqüentes enfermidades, I Tm5. 23.

ESPÍRITO SANTO
Terceira pessoa da TRINDADE. Ele aplica na vida das pessoas as bênçãos da salvação (Jo 7.38-39). Como Auxiliador (Jo 16.7, NTLH; RA e RC, Consolador), ele dá nova vida (Gl 6.8), convence (Jo 16.8-11), dá força (Rm 8.26-27), distribui DONS (1Co 12.1-11), produz virtudes (Gl 5.22-26). V. ADVOGADO.

Nenhum comentário: