...

Pesquisar neste blog

17/06/2009

FÉ E OBRAS?

LEITURA BÍBLICA: Gênesis 15:1-6

...Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça (Gênesis 15:6).

AS OBRAS POUCO SIGNIFICAM SEM UMA FÉ SUBJACENTE

Se bem que Abrão vinha demonstrando sua fé pelas suas obras, era sua fé em Deus, e não suas obras, que o justificaram perante Deus (Romanos 4:1-5). Deus imputou justiça a Abrão por causa da sua fé. Nós podemos, igualmente, Ter um relacionamento correto com Deus quando a ele confiamos nossa vida. Nossas obras exteriores - freqüência na igreja, oração, boas obras - não nos justificam diante de Deus. Um relacionamento correto se baseia na fé - uma confiança interna profunda que Deus é quem ele diz ser e faz o que diz que fará. Boas obras resultam da fé como subprodutos desta.

LEITURA BÍBLICA: Lucas 3:1-18

VERSÍCULO CHAVE: Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão (Lucas 3:8).


A FÉ NOS LEVA NATURALMENTE ÀS OBRAS

Confissão e vida mudada são inseparáveis. A fé sem obras é morta (Tiago 2:14-26). As palavras mais duras de Jesus foram endereçadas aos líderes religiosos respeitáveis que não desejavam uma mudança radical. Queriam ser conhecidos como líderes religiosos, mas não queriam mudar suas mentes e corações. Suas vidas eram, portanto, improdutivas. O arrependimento tem que estar ligado à ação para ser leal. Seguir Jesus é mais do que pronunciar palavras, é agir baseado nas suas palavras.

LEITURA BÍBLICA: Mateus 5:13-20

VERSÍCULO CHAVE: Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus (Mateus 5:20).


POR TRÁS DA FÉ TEM QUE EXISTIR UMA FÉ GENUÍNA

Os Fariseus eram exigentes e escrupulosos em seus esforços para seguir a lei. Como, então, poderia Jesus esperar, de forma razoável, que nossa justiça fosse maior que a deles? O ponto fraco dos Fariseus era que se contentavam com sinais exteriores de obediência à lei, sem permitir que Deus seus corações e atitudes. O que Jesus estava dizendo é que a natureza da nossa bondade teria que ser maior que a dos Fariseus. Pareciam piedosos, mas estavam distantes do reino de Deus. Deus julga tanto nossos corações quanto nossas obras, pois é nosso coração que define nossa aliança. Você deve se preocupar tanto com suas motivações, que não são vistas, quanto com suas ações, que são vistas.

LEITURA BÍBLICA: Ester 4:1-17

VERSÍCULO CHAVE: ...Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a tua casa perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?

DEUS USA AS AÇÕES DE SEU POVO

Após o édito para matar os judeus, Mordecai e Ester poderiam Ter se desesperado, ou deicido salvar a si mesmos, ou simplesmente esperado pela intervenção de Deus. Eles, ao contrário, entenderam que Deus os havia colocado naquela posição para cumprir um propósito, de forma que aproveitaram o momento, e agiram. Quando estiverem ao nosso alcance salvar outros, devemos fazê-lo. Numa situação que pode ser fatal, não se distancie, não chafurde na autocomiseração, não se comporte de forma egoísta, nem espere que Deus conserte tudo. Ao contrário, peça a orientação de Deus, e aja! Deus talvez tenha o colocado nesta situação pra justamente este fim.

LEITURA BÍBLICA: Tiago 1:19-27

VERSÍCULO CHAVE: Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos (Tiago 1:22).


CRER NA PALAVRA DE DEUS RESULTARÁ EM OBEDECÊ-LA

É importante conhecer a Palavra de Deus, mas é mais importante obedecê-la. Podemos avaliar a eficácia de nosso estudo bíblico pelo efeito que tem em nosso comportamento e atitude.

QUANDO SE REQUER MAIS DO QUE A ORAÇÃO?

LEITURA BÍBLICA: Êxodo 14:15-18

VERSÍCULO CHAVE:...Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem (Êxodo 14:15).

NÃO SE DEVE USAR A ORAÇÃO PARA SUBSTITUIR A AÇÃO

Deus disse a Moisés para parar de orar e começar a agir! A oração tem um lugar chave na sua vida, assim como a ação. Às vezes sabemos muito bem o que tem que ser feito, mas continuamos a orar por mais discernimento a fim de postergar a ação. Se sabemos o que deve ser feito, mãos à obra.

LEITURA BÍBLICA: 1 Samuel 7:1-17

VERSÍCULO CHAVE:...Falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se é de todo o coração que voltais ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o coração ao Senhor, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus (1 Samuel 7:3).

A OBEDIÊNCIA SOBREPUJA O SENTIMENTO DE AUSÊNCIA DE DEUS

A tristeza assolou Israel durante vinte anos. A arca foi deixada de lado, e parecia que o Senhor havia abandonado o seu povo. Samuel, já adulto, levantou o ânimo do seu povo ao dizer que, se estivessem realmente arrependidos, eles deveriam agir de acordo. Como é fácil reclamar a Deus dos problemas, enquanto nos recusamos a agir, a mudar, a fazer o que ele quer que façamos. É comum você sentir que foi abandonado por Deus? Verifique e veja se ele já não requereu certa ação da sua parte. Você não receberá nova direção até cumprir a anterior...

Nenhum comentário: