...

Pesquisar neste blog

25/09/2011

Yehoshua

JESUS É O SEU NOME

EMANUEL É O SEU TÍTULO

Jesus: Forma grega que corresponde ao hebraico e aramaico Yeshua, ou Yehoshua (o mesmo que Josué), que significa o Senhor salva. JESUS era um nome comum entre os judeus, pelo qual expressavam sua fé de que Deus era o seu salvador. Aqui, porém, o anjo do Senhor, ao dar o nome de Jesus ao filho de Maria, designava a missão especial que ele vinha realizar: “porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”.

Mt 1.21;18.11;20.28;

Lc 4.19;19.10;

Jo 3.17;12.47;

At. 16.28-32;

Esse nome foi dado ao filho de Deus na encarnação como seu nome pessoal.

Por esse nome, ele é aludido ao longo das narrativas dos evangelhos.

Por muitos foi desprezado por ser de Nazaré.

Foi buscado pelos necessitados.

Expulso dos lugares públicos por causa dos invejosos.

Mt 1.21-E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

22-Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz:

23-Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de EMANUEL. (Emanuel traduzido é: Deus conosco).

A expressão Emanuel encontramos apenas três vezes em toda Bíblia sagrada, em

Is 7.14,8.8 - profetizado pelo profeta Isaias, onde cumpriu de maneira parcial no nascimento de Ezequias, e total no nascimento de nosso Senhor e Salvador. Mt 1.23.

Quando essa expressão foi usada pelo anjo sobre a pessoa bendita de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, foi o mesmo que dizer que o próprio Deus estaria no meio do povo.

Encontramos em seu ministério de Salvador muitos milagres e maravilhas sendo realizados por Jesus que impressionavam a grande multidão que o acompanhava, os quais se maravilhavam e perguntavam como isso era possível.

Não sabiam eles que o próprio Deus estava junto com eles.

Para entendermos isso é preciso olharmos e ver o que Jesus fez e está fazendo.

Nas promessas feitas no antigo testamento pelo próprio Deus de maneira pessoal e através dos seus profetas.

Jo 1.1-No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Embora Jesus veio a esse mundo como homem, Ele também tinha a divindade plena em sua vida.

Era Ele completamente homem e completamente Deus.

Jo 1.14-E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Emanuel é o mesmo que dizer ação de Deus em nosso meio;

E quando Deus está em nosso meio; Há segurança; há descanso; há alegria; há paz; há amor; há provisão; há salvação; há cura; há libertação; há batismo com o Espírito Santo; há conversão; há transformação;

Quando Deus livrou o seu povo do Egito e o guiava pelo deserto a sua presença ia adiante do povo sem deixar o povo um minuto sequer só.

Ex 40.34-Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo,

35-de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem ficava sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo.

36-Quando, pois, a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, então, os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas.

37-Se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam até ao dia em que ela se levantava;

38-porquanto a nuvem do Senhor estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.

Deus não resgatou o seu povo do Egito para que viesse a perecer no deserto. Pelo contrario sempre estava orientando o seu povo como deveriam continuar naquela jornada. A sua presença estava lá.

Mt 2.1-E, tendo nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém,...

Mt 3.13-Então, veio Jesus da Galiléia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele.

Após o seu nascimento em Belém foi levado para o Egito por causa da perseguição do rei Herodes. Tendo morrido o rei Herodes, Jesus é levado para Nazaré, região da galiléia onde passa os trinta anos iniciais de sua vida começando assim seu ministério após descer ao rio Jordão e ser batizado por João Batista.

Galiléia

Uma das PROVÍNCIAS da terra de Israel. Sua parte norte era chamada de “Galiléia dos gentios” porque ali moravam muitos estrangeiros (Is 9.1).

Jesus era chamado de “o Galileu” (Mt 26.69) por ter sido criado na Galiléia e por ter ali ensinado as suas doutrinas e escolhido os primeiros apóstolos (Mt 4.18-22). Os galileus tinham fama de culturalmente atrasados. No tempo de Cristo era HERODES Antipas quem governava a Galiléia.

Quando Roma se tornou uma nação poderosa e a conquistou, suas fronteiras se tornaram mais definidas.

Esta era uma região muito importante para Jesus. Ele cresceu em Nazaré, uma cidade da Galiléia. Quase todos os seus discípulos eram da Galiléia. Lá Jesus proferiu a maior parte de suas parábolas e operou milagres.

Como Salvador nasceu como homem para nos remir dos nossos pecados com o seu precioso sangue.

Como Emanuel era o Deus manifesto habitando entre nós.

Nenhum comentário: