INTRODUÇÃO
A lição
do terceiro trimestre de 2015 tem como título: A Igreja e o seu Testemunho – As
ordenanças de Cristo nas cartas pastorais , onde teremos a oportunidade de estudar treze lições
baseadas nas epístolas de I e II Timóteo e Tito, que foram denominadas de Epístolas Pastorais . Nesta primeira lição traremos informações introdutórias
acerca destas três epístolas paulinas; veremos o recorte apologético do
apóstolo Paulo contido nelas; e, por fim, destacaremos ainda exortações
paulinas acerca dos futuros ataques contra a Igreja de Cristo na terra.
I – AS EPÍSTOLAS PASTORAIS
Três
cartas do NT são conhecidas por este nome: as duas cartas a Timóteo e a carta a
Tito. São chamadas Cartas Pastorais desde o século XVIII, porque dão orientação
para o pastoreio de igrejas. Tratam de condições e forma de organização,
combatem as heresias de forma semelhantes, formando uma unidade dentro do NT.
São
claramente cartas pessoais, escritas pelo apóstolo Paulo aos seus íntimos
cooperadores, a respeito da responsabilidade da supervisão que eles tinham de
exercer, particularmente nas igrejas de Éfeso onde Timóteo era pastor
(possivelmente também na província da Ásia) e de Creta onde estava Tito. Estas
cartas contêm princípios para a liderança e a vida reta, sendo por conta disso
consideradas um conjunto.
Paulo
sabe que a oportunidade dele próprio de dar testemunho, está passando, e que o
futuro da obra vai depender da nova geração. E mais se preocupa por saber das
ameaças já prevalecentes nos seus dias de falsas doutrinas de suas maléficas
consequências morais, exorta-os a autodisciplina, à fidelidade na pregação e no
ensino da Palavra de Deus, à necessidade de ordem condigna no lar e na igreja,
à importância de confiar o ministério e superintendência das congregações
somente a pessoas de qualidade morais provadas e firmes, é o de que que tratam
estas Epístolas. O que importa é que o evangelho da graça salvadora seja
recebido em sua plenitude, e fielmente comunicado a outros em sua integridade.
Portanto
a sucessão apostólica, que é necessário preservar, é a guardiã da mensagem a
ser proclamada, e do ensino a ser transmitido. Semelhantemente, isto só se dará
se aqueles que porem trazidos para o domínio de Evangelho e seu ensino,
corresponderem cordial e sinceramente ao Senhor da graça e se entregarem à
prática das boas obras. Porque a fé cedo se corromperá e perderá, se não for
mantida com uma boa consciência para com Deus, e a menos que ela opere por amor
e boa vontade na prática para com os homens.
Data
“Estas
epístolas foram escritas depois da libertação de Paulo da primeira prisão em
Roma, libertação que provavelmente se deu em 61 ou 62 d.C. A tradição afirma
que o apóstolo foi martirizado em 67 ou 68 d.C. As datas terminais desse
período final na vida de Paulo são, assim, estabelecidas com um grau justo de
certeza. Durante este período foram escritas as Epístolas Pastorais nesta
ordem: 1 Timóteo, Tito e 2 Timóteo. A despeito de certa discordância entre os
peritos, esta é a sequência provável”. Abaixo
destacaremos as possíveis datas em que foram escritas estas epístolas:
Destinatários.
As epístolas pastorais foram endereçadas a
dois importantes cooperadores do apóstolo Paulo, a saber:
Timóteo
e Tito (I Tm 1.12; II Tm 1.12; Tt 1.14). Estes foram comissionados a servir na
função de pastores, um em Éfeso (I Tm 1.3) e o outro em Creta (Tt 1.5). Vejamos
mais detalhadamente quem eram estes obreiros:
·
TIMÓTEO
Filho
de uma judia crente de pai grego, At 16.1. Sua avó Lóide, e sua mãe Eunice eram
crentes fervorosas, 2 Tm 1.5; 3.14,15. “O filho amado” de Paulo e seu
“cooperador no Evangelho” 1 Co 4.17; 1 Tm 1.2,18; 2Tm 1.2. Separado para obra
de evangelista, !Tm 4.14; 2Tm 1.6; 5.5. Paulo o circuncida por causa dos
judeus, At 16.3. Depois da separação entre Paulo e Barnabé, era companheiro de
Paulo, na segunda viagem missionária, At 16.3; 17.14,15; Rm 16.21. Quando Paulo
fugiu de Beréia, Timóteo e Silas permaneceram lá, 17.14. Chamando a Atenas (At
17.5), acham Paulo em Corinto, At 18.1,5. Enviado a Macedônia At 19.22; a
Corinto 1 Co 16.11. Com Paulo na terceira viagem viagem, At 20.4. Com Paulo na
prisão em Roma, Cl 1.1; Fp 1.1; Fm 1. Posto em liberdade, 13.23. junto com
Paulo na segunda epístola aso Corintos, 2 Co 1.1. Duas as epístolas de Paulo a
Timóteo, 1 Tm 1.2; 2 Tm 1.2. Encarregado de cuidar da igreja em Éfeso, 1 Tm
1.3. Conforme a tradução foi o primeiro bispo de Éfeso e morreu ali martirizado
quando João estava na ilha de Patmos.
·
TITO – Um evangelista.
Converteu-se,
talvez, com a pregação de Paulo, Tt 1.4. Fiel companheiro do apsóstolo, 2 Co
8.23. Seu nome não aparece em Atos, mas repete-se muitas vezes nas epístolas.
Foi dlegado no concílio em Jerusalém, Gl 2.1; At 15. Não foi constrangido a
circuncidar-se, Gl 2.3. enviado a Corinto, 2 Co 2.13; 7.6; 8.16. Enviado a
Creta, para organizar as igrejas, Tt 1.5. Paulo escreve a Tito, 2 Tm 4.10.
Diz-se que continuava desempenhando o serviço de bispo na ilha de Creta até a
idade avançada.
CONTEÚDO – I TIMÓTEO
Esta
foi uma das Epístolas de Paulo, escrita com o
objetivo de animar, estimular e instruir o jovem Timóteo a respeito de questões
bastantes práticas. Com Paulo surgiu o que poderíamos chamar uma “escola
ministerial”. Paulo ensinou a Timóteo que, por sua vez, deveria ensinar a
outros e estes continuariam a transmissão do ensinamento.
Timóteo
enfrentou todos os tipos de pressões, conflitos e desafios da igreja e da
cultura que estava à sua volta. Para aconselhar e encorajar Timóteo, Paulo
enviou-lhe esta carta extremamente pessoal.
Paulo
fala a respeito dos falsos mestres, ensinando Timóteo como reconhecer e
responder a eles (1Tm 4.1-16). Em seguida, dá um conselho prático sobre o
cuidado pastoral com os jovens e idosos (1Tm5.1,2), viúvas (1Tm 5.3-16), anciãos
(1Tm5.17-25), e escravos (1Tm6.1,2). Paulo concluiu exortando Timóteo a manter
seus objetivos (1TM6.3-10), a permanecer firme em sua fá (1Tm6.11,12), a viver
de modo irrepreensível (1Tm6.13-16), e a ministrar fielmente (1Tm6.17-21).
CONTEÚDO – II TIMÓTEO
A
segunda Epístola tem muita semelhança com a primeira. Paulo se aplica a
encorajar Timóteo, orientando-o no que diz respeito à vida cristã e ao
ministério. Lembrando os ensinamentos que o jovem pastor recebera na infância,
bem como s profecias a respeito de seu ministério e também sua consagração
mediante a imposição de mãos, o apostolo o encoraja a assumir seu papel de
obreiro de Deus. A Epístola fala dos desafios e da postura determinada do
obreiro. Timóteo deveria despertar o dom ministerial (2Tm1.6) e defender a sã
doutrina contra o erro (2Tm1.13).
Paulo
compara o obreiro ao soldado (2Tm2.3). na prisão, Paulo estava cercado por
soldados. Assim, observava a disciplina militar e aplicava tudo isto à sua
própria vida espiritual.
Como um soldado, o obreiro de Deus deve ser:
FORTE
DISCIPLINADO
SUBMISSO
PREPARADO
PARA O COMBATE
FIRME E
CONSTANTE EM SEU OBJETIVO, SEM DESISTIR
VESTIDO
COM A ARMADURA DE DEUS
O
ministro é ainda comparado ao atleta (2Tm2.5), o qual persegue um objetivo e
para isto se aplica, se disciplina e de muitas coisas se abstém (ICo 9.24-27).
A cultura grega havia valorizado muito o atleta. Foi deste contexto que
surgiram as olimpíadas em homenagem aos deuses gregos mitológicos.
Paulo
também compara o obreiro de Deus a um lavrador (2Tm2.6), com seu exemplo de
trabalho e paciência na expectativa dos frutos (Tg 5.7-8; Lc9.62).
Utilizando
de comparações, Paulo passa a Timóteo a orientação para que ele fosse um
ministro fiel, cuidando do rebanho, pregando e sendo, antes de tudo, exemplo. Deveria
também ser vigilante e evitar contendas. De nada adiantaria se Timóteo fosse
forte, mas não vigilante. Seria como um forte que está dormindo. Assim poderia
ser destruído.
CONTEÚDO – TITO
O
início da epístola a Tito é muito semelhante à primeira epístola a Timóteo,
pois apresenta requisitos para os obreiros da igreja. Se em algum momento Tito
se sentisse incomodado com os problemas das igrejas e do povo de Creta, deveria
então se lembrar das palavras do apóstolo. A situação em Creta poderia não ser
muito favorável para Tito, mas se tudo estivesse bem, sua presença não seria
necessária. Tito recebeu a incumbência de construir ministros. Observamos nisso
a capacidade de Tito e confiança de Paulo em sua pessoa.
Paulo
demonstra novamente sua preocupação som os falso mestre e a saúde doutrinaria
das igrejas. Entre esses, estavam “os da circuncisão” (Tt1.10,14). Tal
expressão designava os judaizantes, aqueles que queriam impor a lei judaica
sobre os gentios convertidos ao cristianismo. Em Tt 3.10-11, Paulo instrui Tito
a como tratar o herege, o qual deveria ter oportunidade, através de
admoestações. Não devemos perder o nosso tempo com discussões infindáveis sobre
questões polêmicas. Se não chegarmos a um acordo rapidamente, então não
permitamos que isso vire contenda (Tt3.9).
Assim
como ocorre em várias epístolas, Paulo apresenta instruções práticas para a
vida cristã. Ele se refere a várias classes de pessoas que faziam parte da
igreja. Sabendo que o povo de Creta era imoral e preguiçoso, os convertidos
deveriam ter um padrão de comportamento diferente.
A
epístola também fala das relações na igreja, na família, no trabalho e na
sociedade. Em todos esses lugares existe o conceito de autoridade e governo. O
evangelho afetará todas as áreas da vida do convertido. A salvação é pela graça
e pelo amor de Deus (Tt3.4-5), mas as boas obras acompanham a salvação. É o
testemunho diário do cristão.
II
– HERESIAS QUE PAULO COMBATEU NAS EPÍSTOLAS PASTORAIS
Timóteo
e Tito eram jovens cooperadores que mantinham lugar de extrema comunhão e
ternura na confiança e sentimento do apóstolo (I Co 4.17; II Co 8.23). Paulo os
colocara, respectivamente, em Éfeso e Creta, onde estavam assumindo a pesada
responsabilidade de dirigir estas igrejas cristãs. Em ambas as situações, a
igreja era uma pequena ilha de cristãos transformados cercada por vasto oceano
de paganismo e corrupção moral. Manter a integridade do movimento cristão no
meio desses ambientes era grande tarefa. Havia falsos ensinos que ameaçam a
unidade da fé, e o apóstolo se empenha em fazer o que puder para manter a visão
dos seus jovens assistentes em foco nítido.
Na tabela a seguir, abordaremos as duas
heresias que estavam perturbando os servos do Senhor:
III – UMA MENSAGEM PARA A IGREJA LOCAL E A
LIDERANÇA DA ATUALIDADE
Paulo
nos deixou bem claro quanto aos tempos trabalhosos que viveríamos nos últimos
dias. Por esse motivo precisamos estar atentos e preparados para confrontar
diretamente com a Palavra de Deus.
Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos
tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a
doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo
cauterizada a sua própria consciência ITm 4.1,2.
O evangelho da prosperidade
Talvez
essa seja uma das inovações mais influentes nos últimos tempos, desde o século
passado. Nos últimos anos, tem sido apregoado aos quatro cantos do mundo um
ensino exagerado sobre prosperidade cristã. Segundo esse ensinamento, todo
crente tem que ser rico, não morar em sua casas alugada, ganhar bem, além de
ter saúde plena, sem nunca adoecer. Caso não seja assim, é porque está em
pecado ou está faltando fé. Paulo contradiz isso em 1Tm 6.9, 10. Essa teologia
tem influenciado muitas igrejas em nossos dias. Já não pregam a cruz de Cristo
como mensagem principal, e sim, benefícios materiais massageando o ego das
pessoas tirando as do compromisso com a Palavra de Deus. Jesus disse: “no
mundo tereis aflições...”, precisamos como servos de Deus conservar
aquilo que aprendemos e também confrontar qualquer heresia que seja disseminada
em nosso meio.
Conservando a fé, e a boa consciência, a qual
alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé 1Tm1.19.
Conserva o modelo das sãs palavras que de mim
tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus 2Tm1.13.
Retendo firme a fiel palavra, que é conforme
a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os
contradizentes Tt 1.9.
Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina Tt2.1.
Apostasia
dos últimos dias
Mas o Espírito expressamente diz
que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé...ITm4.1. Somos
advertidos por Paulo quanto a apostasia desses últimos dias. Vejamos o que é
apostasia.
A Apostasia (gr.apostasia), o
termo grego é definido como decaída, deserção, rebelião, abandono, retirada ou
afastar-se daquilo a que antes estava ligado. Apostatar significa cortar o
relacionamento salvifico com Cristo, ou apartar-se da união vital com Ele e da
verdadeira fé nEle. A apostasia pode envolver dois aspectos distinto, embora
relacionados entre si.
apostasia teológica – rejeição de todos os ensinos originais de Cristo e dos
apóstolos ou dalgum deles.
ITm4.1 - Mas o Espírito expressamente diz que nos
últimos tempos apostatarão alguns da fé;
2Tm 4.3 - Porque virá tempo em que não suportarão a sã
doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme
as suas próprias concupiscências;
apostasia moral – aquele que era crente deixa de permanecer em Cristo e
volta a ser escravo do pecado e da imoralidade.
Is 29.13
- Porque o Senhor disse: Pois que este
povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o
seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só
em mandamentos de homens, em que foi instruído;
Rm
6.15-23
- Pois que? Pecaremos porque não estamos
debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Não sabeis vós que a quem
vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem
obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Mas
graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma
de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos
servos da justiça. Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que,
assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à
maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à
justiça para santificação. Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis
livres da justiça.
E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
A
Bíblia adverte fortemente quanto à possibilidade da apostasia, visando tanto
nos alertar do perigo fatal de abandonar nossa união com Cristo, como para nos
motivar a perseverar na fé e na obediência.
CONCLUSÃO
A
vida de um homem chamado por Deus, é
cercada de perigos que podem comprometer sua vida moral e espiritual. Sabendo
disto, Paulo escreveu estas epístolas aos jovens obreiros Timóteo e
Tito com o intuito de lhes proporcionar ânimo
e apoio espiritual a fim de que pudessem realizar a obra de Deus com êxito.
REFERÊNCIAS
● CHAMPLIN, R. N. Dicionário de Bíblia, Teologia e
Filosofia. HAGNOS.
● KELLY, J.N.D. Introdução e Comentário . MUNDO CRISTÃO.
● STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo
Pentecostal. CPAD.
● ZUCK, Roy B. Teologia do Novo
Testamento .
CPAD.
● HOWARD, R.E et al. Comentário Bíblico . CPAD.
● ESTUDOS BÍBLICOS. CONHECOMENTO DA PALAVRA DE DEUS. Mundial Editora
● J. D. DOUGLAS. O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA. VIDA NOVA
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