INTRODUÇÃO
A sétima e última carta do Apocalipse é dirigida à igreja de Cristo
que estava em Laodicéia – uma das mais prósperas cidades da Ásia. Veremos que
na época de Paulo, já havia uma igreja formada nesta cidade, e que por algum
tempo fora assistida pelo obreiro Epafras. Observaremos que o conteúdo desta
carta está contido de muitas referências a cultura local, que o Senhor usa para
transmitir aos crentes laodicenses severas repreensões, afinal de contas, das
sete igrejas, Laodicéia é a que estava em pior situação, pois eles haviam
perdido seus principais bens: fervor, riqueza espiritual, visão e santidade.
Por fim, Jesus lhes convoca ao arrependimento, a fim de que pudessem ser
restituídos, e assim, alcançarem as promessas feitas aos que vencerem.
v
LAODICÉIA (GREGO) –
LAODICE = LEIGOS
“JULGAMENTO
DO POVO, JUSTIÇA DO POVO, POVO REINANTE, DIREITO DO POVO, GOVERNO DO POVO”
Laodiceia (em grego: Λαοδίκεια πρός τοῦ Λύκου; em latim: Laodicea ad Lycum; em turco: Laodikya), por vezes transliterada como Laodikeia,
anteriormente chamada Diospolis e Rhoas, foi uma das mais
prósperas cidades da Frígia, durante a época
romana. A cidade devia sua considerável riqueza
a uma combinação de comércio, bancos, manufaturas e a produção de uma fina e
lustrosa lã, assim como à produção de bálsamo para os olhos. No entanto, apesar
de tanta opulência a cidade tinha uma desvantagem: nela não havia suprimento de
água. Apesar de toda sua riquesa, a cidade não podia produzir nem o poder
curativo da água quente, como a sua visinha Hierápolis, nem o poder refrescante
da água fria que podia se encontrar em Colossos.
Localização. Era uma cidade da província romana da
Ásia, a oeste daquilo que é atualmente a Turquia Asíática. Localizada, na área
sudoeste da Frígia, ficava 10 km ao sul de Hierápolis
e 16 km a oeste de Colossos.
Devido à sua posição, era um centro comercial extremamente próspero, por isso,
quando sofreu no ano 60 d.C. um grande terremoto, recusou ser reconstruída com
o auxílio do Império Romano, alegando ter condições de reerguer-se por seus
próprios recursos.
Curiosamente, os vestígios arqueológicos jamais revelaram quaisquer
sinais de que a igreja de Laodicéia teria tido êxito na propagação do evangelho
na região, ao contrário da igreja de Éfeso, cujos registros arqueológicos
provaram que a mesma foi muito eficaz em suas atividades ministeriais.
I Perfil da Igreja
de Laodicéia
O Evangelho foi chegou em Laodicéia em data bem recuada,
provavelmente quando Paulo estava morando em Éfeso (At 19.10), “E durou isto por
espaço de dois anos, de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram
a palavra do Senhor Jesus, tanto judeus como gregos”. e talvez por intermédio
de Epafras.
Em Colossenses
4:12-16, Paulo indica que havia uma relação entre a igreja de
Colossos e a de Laodicéia, ou pelo menos ele estimula que haja uma comunicação
entre as duas igrejas:
Cl 4.12 - Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo
de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis
firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus.
13 - Pois eu lhe dou testemunho de que tem
grande zelo por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em
Hierápolis.
14 - Saúda-vos Lucas, o médico amado, e
Demas.
15 - Saudai aos irmãos que estão em
Laodicéia, e a Ninfa, e à igreja que está em sua casa.
16 - "E, uma vez lida esta epístola
perante vós, providenciai por que seja também lida na igreja dos laodicenses; e
a dos de Laodicéia, lede-a igualmente
perante vós”. (RC)
v
Peço que, depois de lerem esta carta, vocês a mandem para Laodicéia
a fim de que os irmãos de lá também a leiam. E vocês leiam a carta que vai chegar de Laodicéia. (NTLH)
Embora Paulo faça menção da igreja cristã que ali
existia, não há registro que ele a tenha visitado. É evidente que essa igreja
mantinha conexões íntimas com as comunidades das cidades visinhas de Hierápolis
e Colossos.
Ao que parece, Paulo havia enviado antes à igreja de
Laodicéia uma epístola que não chegou até nós. Segundo alguns erudito,
referir-se-ia a uma cópia da nossa epístola aos “Efésios” que teria sido
recebida pela igreja dos laodicences.
II – COMO
JESUS IDENTIFICA-SE A LAODICÉIA
O remetente. Já vimos que para cada igreja Jesus
identifica-se de forma diferente como remetente da carta. Para Laodicéia Ele se
revela da seguinte forma: “E ao anjo da igreja que está em Laodicéia
escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da
criação de Deus” (Ap 3.14);
“O Amém”. A palavra “amém” (amen). Este
vocábulo é transliterado do hebraico para o grego e para a nossa língua “seus
signifiados podem ser vistos em passagens como Dt 7.9 (‘o Deus fiel – amem’); Is 49.7 ( o ‘SENHOR, que é fiel’); Is 65.16 ( o ‘Deus da verdade – do amem’). E se Deus é fiel, os seus
testemunhos e mandamentos são certos, ‘fieis’ (Sl 19.7), A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do
Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices; (Sl111.7), As obras das suas mãos são verdade e juízo; fiéis, todos os seus
mandamentos. Também é usado para exprimir aquiescência à oração feita por outrem
(1 Rs 1.36), Então, Benaia, filho de Joiada, respondeu ao
rei e disse: Amém! Assim o diga o Senhor, Deus do rei, meu senhor, onde
é definido por ‘que assim Deus também diga’, ou, em outra ação de graças (1Cr
16.36), Louvado seja o Senhor, Deus de Israel, de século em século. E todo
o povo disse: Amém! E louvou ao Senhor, quer por um individuo (Jr11.5)
para
que confirme o juramento que fiz a vossos pais de dar-lhes uma terra que
manasse leite e mel, como se vê neste dia. Então, eu respondi e disse: Amém, ó
Senhor!, ou pela congregação (Sl 106.48), Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, de eternidade em eternidade, e
todo o povo diga: Amém! Louvai ao Senhor!
“Assim, o ‘amém’ dito
por Deus é: ‘e assim é e assim será’; e por homens ‘assim seja’”. Uma vez no
Novo Testamento encontramos o ‘amem’ como título de Cristo (Ap 3.14), porque por meio dEle os propósitos de Deus são estabelecidos
(2Co 1.20), Porque todas quantas promessas há de Deus são
nele sim; e por ele o Amém, para glória de Deus, por nós”.
Traz o significado de “assim seja”, “é assim”.
Ela era usada na liturgia judaica e nos cultos de adoração como afirmação de fé
na validade, ou veracidade da mensagem que era lida ou proferida. As igrejas
cristãs primitivas seguiam o exemplo de Israel, associando-se audivelmente com
as orações e ações de graças oferecidas em seu beneficio (1Co
14.16), Doutra
maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de
indouto o Amém sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes? onde o artigo ‘o’ aponta para uma prática comum. Além disso, este
costume as conforma com o padrão das coisas dos céus (Ap
5.14), E os
quatro animais diziam: Amém! E os vinte e quatro anciãos prostraram-se e
adoraram ao que vive para todo o sempre.
O individuo também dizia ‘amem’ para expressar ‘assim seja’ em
resposta ao divino ‘assim será’ (Ap 22.20), Aquele que testifica
estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!
O Senhor Jesus usava frequentemente o ‘amem’, traduzido por ‘ na verdade,
na verdade’, ‘ verdadeiramente’, para apresentar novas revelações da mente de
Deus.
“A testemunha fiel e verdadeira”. O
dicionário Aurélio nos informa que a palavra “testemunha”
significa: pessoa que viu ou ouviu alguma coisa ou que é chamada a juízo, para
depor sobre o que viu ou ouviu. No caso, a igreja que estava em Laodicéia, não
podia queixar-se de ser acusada injustamente, porque Jesus Cristo era a
testemunha fiel (exata) e verdadeira (autêntica) que acompanhava o dia a dia da
igreja, pois ele é onisciente (Ap 1.14) e onipresente (Ap
1.13).
III – LAODICÉIA,
UMA IGREJA MORNA, POBRE, CEGA E NUA
Já vimos em outras lições que Éfeso perdera o amor, Pérgamo casara
com o mundo, Tiatira tolerou o pecado, Sardes estava morta; e agora o Cristo
que está no meio dos castiçais e anda no meio dos deles, sondou esta igreja e
em sua carta deixou claro que a igreja de Laodicéia estava com a cara da
cidade: orgulhosa e auto-suficiente, pois, ao invés de influenciar, tinha sido
influenciada, e que apesar de pensarem estar bem, aos seus próprios olhos: “tu
dizes”, não estavam aos olhos dEle “e não sabes que és”.
Eis abaixo o seguinte diagnóstico dado por Jesus:
A igreja perdera seu fervor espiritual
O Cristo glorificado consegue detectar que aquela comunidade de
cristãos o servia sem fervor, por isso afirma categoricamente: “Conheço as
tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente” (Ap
3.15). Jesus diz que a temperatura espiritual daquela
igreja se encontrava idêntica a da água que eles recebiam, e que estava sentindo náuseas “Assim, porque és morno, e
não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca” (Ap 3.16). O crente em estado de mornidão é aquele que hesita entre
dois pensamentos, Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis
entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o. Porém
o povo lhe não respondeu nada (I Rs 18.21); o coração
está dividido, O seu coração está dividido; por isso, serão culpados; cortará os
seus altares e destruirá as estátuas, (Os
10.2); serve ao Senhor parcialmente, E fez o que era reto aos olhos do
Senhor, porém não com coração inteiro. (II
Cr 25.2).
·
Para complemento de estudo;
INFLUENCIAR OU SER INFLUENCIADO
AS TRES CLASSES DE PESSOAS
A igreja tinha perdido seus valores
Apesar de igreja alegar possuir riqueza “rico sou e estou
enriquecido e de nada tenho falta” (Ap 3.17-a), porque a cidade possuía um importante centro bancário e de
troca de moedas, o Senhor a reprova severamente dizendo: “és pobre”
(Ap 3.17-b). “Supõe-se que a igreja
estava desfrutando dessa aparente prosperidade porque ao contrário de Esmirna
que se opunha ao culto ao imperador mesmo lhes custando a pobreza e a morte, os
crentes de Laodicéia, pelo contrário, para evitarem a perseguição e não
perderem seus bens, prestavam homenagem a Domiciano como um deus, alegando ser
apenas por formalidade e não de coração”.
A igreja tinha perdido sua visão. A medicina de Laodicéia estava tão avançada ao ponto de descobrirem
o unguento oftálmico que trouxe muitos benefícios para alguns tipos de
enfermidades nos olhos. No entanto, Jesus lhes confessa abertamente: “és
pobre, e cego” (Ap 3.17-b). Os cristãos
tinham olhos apenas para os bens materiais, perdendo assim a visão do Reino,
que dá primazia aos bens espirituais “Não ajunteis tesouros na terra,
onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai
tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões
não minam nem roubam” (Mt 6.19,20)
A igreja tinha perdido suas vestimentas. Laodicéia também era famosa por sua indústria de lã e sua produção
de excelentes peças de vestuários. Apesar disso, Cristo diz: “és pobre,
cego e nu” (Ap 3.17-b). Como podemos
ver, as vestes luxuosas dos crentes de Laodicéia não podiam cobrir sua nudez
espiritual, tal qual as folhas de figueira não foram suficientes para cobrir a
nudez do primeiro casal no Éden (Gn 3.7).
IV – EXORTAÇÕES E PROMESSAS
Diante do que foi exposto pelo Senhor Jesus aquela igreja na carta,
percebemos que seu propósito era revelar a doença e mostrar a cura que
consistia em: atender a sua repreensão (Hb 12.5); aceitar o seu
castigo (Hb 12.6,7; I Co 11.32); ser zeloso (Tg
2.14) e se arrepender (Ap 3.19). Logo, podemos perceber que a situação não era irremediável
e que cabia aqueles cristãos perceberem essa oportunidade de renovarem sua
aliança com Cristo que os convida a comprar dele bens que o dinheiro não pode
adquirir, mas que se pode obter por sua maravilhosa graça. Por isso, os
aconselha, dizendo:
“...compres ouro provado no
fogo, para que te enriqueças”
Isso aponta para uma fé verdadeira que é mais preciosa que o ouro
perecível (I Pe 1.7), para que a prova da
vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo,
se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo;
“...vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da
tua nudez...”
Que diz respeito a uma vida espiritual de pureza e santidade (Ap
3.4), Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas
vestes e comigo andarão de branco, porquanto são dignas disso; (19.8), E foi-lhe dado que se
vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as
justiças dos santos.
“...e que unjas os teus
olhos com colírio, para que vejas...”
Que indica a iluminação dos olhos do entendimento pela revelação da
Palavra e do Espírito (Sl 19.8), Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento
do Senhor é puro e alumia os olhos; (Ef 1.18), tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais
qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua
herança nos santos.
A cegueira espiritual é uma característica de pessoas que não tem
uma vida cheia do Espirito Santo (Ef 5.13-18), Mas todas essas coisas
se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. Pelo que
diz: Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te
esclarecerá.
Portanto, vede
prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo,
porquanto os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual
seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda,
mas enchei-vos do Espírito, a semelhança das pessoas que vivem no
mundo sem Cristo (2Co 4.4), nos quais o deus deste
século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a
luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus..., o crente morno não discerne o certo do errado, mas vive conformado
com o mundo (Rm 12.2), E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela
renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa,
agradável e perfeita vontade de Deus.
CONCLUSÃO
Como pudemos perceber, mesmo em meio a uma tamanha mornidão,
orgulho, presunção e cegueira da parte da igreja de Laodicéia, o Senhor Jesus
gentilmente deseja restaurar-lhes a comunhão perdida, dizendo que estava à
porta e batia, indicando uma iniciativa; que desejava estar e cear com eles.
Porém, para isso, deveriam cumprir a sua parte ouvindo a sua voz e abrindo a
porta (Ap 3.20). Por fim, ainda diz que os vencedores
seriam galardoados, reinando com ele no Milênio (Ap 3.21).
REFERÊNCIAS
• STAMPS, Donald C. Biblia
de Estudo Pentecostal. CPAD.
• SILVA, Severino Pedro
da. Apocalipse, versículo por versículo. CPAD.
• ARRINGTON, French L.;
STRONSTAD, Roger. Comentário
Bíblico Pentecostal.
CPAD.
• CHAMPLIN, R.N. O
Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.
J. D. DOUGLAS, O Novo Dicionário Da Biblia, VIDA NOVA.
W. E. VINE, MERRIL F. UNGER, WILLIAM WHITER JR., Dicionário Vine, CPAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário