INTRODUÇÃO
Iniciaremos
este segundo trimestre de 2014 estudando uma riquíssima lição que
tem como título: Dons
Espirituais e Ministeriais: servindo a Deus e aos homens com poder
extraordinário.
Nesta primeira lição definiremos a palavra dom à luz do AT e do
NT; destacaremos ainda que foi por meio de Cristo que estas
habilidades espirituais foram concedidas aos homens; e, por fim,
elencaremos os diversos tipos de dons que Deus distribuiu para a
Igreja.
I
– DEFINIÇÃO DA PALAVRA “DOM”
Segundo
o Aurélio o termo dom
significa:
“donativo,
dádiva, presente” (FERREIRA,
2004, p. 699). O dom espiritual é uma dotação ou concessão
especial e sobrenatural pelo Espírito Santo, de capacidade divina
sobre o crente, para serviço especial na execução dos propósitos
divinos para e através da Igreja (GILBERTO, 2006, p. 195). Vejamos
os termos usados no AT e no NT:
Antigo
Testamento. O
termo “mathan”
dá
a entender algo que é dado gratuitamente, e é usado cinco vezes (Gn
34.12; Nm 18.11; Pv 18.11; 19.6; 21.14); “nisset”,
“dom”, “coisa elevada” usada apenas uma vez (II Sm 19.42);
“maseth”,
“dom, peso, elevação” (Et 2.18; Jr 40.5); “shochad”,
“suborno, recompensa” (Êx 23.8; Dt 16.19; II Cr 19.7; Pv 6.35;
17.8,23; Is 1.23; Ez 22.12); “minchah”,
“oferta, presente” (Gn 32.13,18,20,21; 33.10; Jz 3.15,17,18; I Sm
10.27; II Sm 8.2,6; I Re 4.21; II Re 8.8,9; I Cr 18.2,6; II Cr 9.24;
26.8; Sl 45.12; 72.10. Is 39.1; Os 10.6).
Novo
Testamento. A
palavra “dídomi”
significa:
“dar” (Mt 4.9; 5.31; Mc 2.26; Lc 1.32; Jo 1.12; Rm 4.26; I Co
1.4; Ef 1.17; Hb 2.13; Tg 1.5; I Jo 3.23,24; Ap 1.1; 2.7,10,17; 8.2;
9.1); “anáthama”,
“algo devotado a Deus” (Lc 21.5; At 23.14; Rm 9.3; I Co 12.3;
16.22; Gl 1.8,9); “doma”,
“presente” (Mt 7.11; Lc 11.13; Ef 4.8; Fl 4.17); “dósis”,
“dom” (Fp 4.15; Tg 1.17); “dorea”
(Jo
4.10; At 2.38; 8.20; 10.45; Rm 5.15,17; II Co 9.15; Ef 3.7; 4.7; Hb
6.4); “dorema”,
“dom” (Rm 5.16; Tg 1.17); “merismós”,
“dom”, embora esta palavra derive-se da ideia de dividir (Hb 2.4;
4.12); “cháris”,
palavra que significa “graça”,
mas que pode ter a ideia de “dom gratuito” (II Co 8.4);
“charisma”,
usada para indicar os dons do Espírito, as suas graças,
gratuitamente conferidas para a obra (I Co 12.4,9,28,30,31).
II
– DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS PARA A IGREJA
“Por
isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos
homens” (Ef
4.8). Paulo cita aqui o Salmo 68.18. O pano de fundo histórico real
desse Salmo, provavelmente alude a um dos diversos triunfos de Davi
sobre seus inimigos, ocasião em que esse grande rei levou cativos
para Jerusalém e repartiu os despojos com o povo. A interpretação
original sem dúvida alguma se referia a despojos de guerra, e Paulo
usa isso como figura dando-lhe um alto sentido espiritual, onde a
ascensão de Cristo envolveu a doação de dons, o que equivale às
bençãos espirituais em Ef 1.3.
A
provisão de Cristo quanto aos dons. Após
consumar a obra salvífica no Calvário, Jesus ressuscitou ao
terceiro dia levando consigo os santos do AT que estavam no seio de
Abraão para o Paraíso (Lc 23.43; I Pe 3.19). Logo, Cristo “levou
cativo o cativeiro” e
por conseguinte repartiu os tesouros conquistados por Ele com a sua
morte “deu
dons aos homens” (Ef
4.8-b). Segundo Paulo, estes tesouros dizem respeito aos dons dados a
Igreja (Ef 4.11).
A
posição de Cristo como aquele que dá dons. Em
Ef 4.10 a Escritura nos diz: “Aquele
que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para
cumprir todas as coisas”.
Jesus Cristo primeiro desceu as partes mais baixas da terra e em
seguida foi assunto aos céus e assentou-se a direita do Pai (Sl
110.1; Mc 12.35-37; Mc 16.19; Hb 1.3; 8.1). Foi justamente nessa
posição de honra que Cristo como sumo sacerdote intercedeu por sua
Igreja, a fim de que os dons do Espírito Santo fosse concedido. Dez
dias após a ascensão do Senhor, o Espírito fôra derramado sobre a
Igreja, concedendo-lhe habilidades espirituais conforme prometido (Lc
24.49; At 1.8; 2.1-4).
O
propósito de Cristo quanto aos dons. O
apóstolo Paulo nos ensina em Ef 4.12 com que objetivo Cristo
concedeu dons a igreja “Querendo
o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para
edificação do corpo de Cristo”.
A
expressão “aperfeiçoamento” no grego “katartismos”,
era usado para indicar a correção de ossos partidos, a restauração
de algo ao seu estado primitivo. A raiz dessa palavra é “artios”
que
significa “completo, perfeito, totalmente adaptado”. Já a
expressão “edificar” por sua vez, no grego oikodome
denota:
“o ato de construir” (forma de oikos,
“casa”, e demõ
“construir”).
É usado só figuradamente no NT, no sentido de edificação, a
promoção de crescimento espiritual” (Rm 14.19; 15.2; I Co
14.3,5,12,16).
III
– OS DONS DE MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO
Em
I
Coríntios 12, os Dons Espirituais podem ser classificados da
seguinte forma:
IV
– DONS NA ÁREA DO MINISTÉRIO
Em
Efésios 4.11 os Dons Ministeriais são:
V
– DONS DE MINISTÉRIO PRÁTICO
Em
Romanos 12.6-8 os Dons relacionados ao serviço são:
CONCLUSÃO
Como
podemos ver, os dons são de grande relevância tanto na edificação
do corpo de Cristo, como no desenvolvimento do serviço cristão. A
igreja que menospreza-os deixa de gozar da mais maravilhosa
ferramenta de trabalho proporcionada por Deus aos seus servos no
desenvolvimento de seu reino.
REFERÊNCIAS
• CHAMPLIN,
R. N. Dicionário
de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.
• CHAMPLIN,
Russell Norman, O
Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. HAGNOS.
• STAMPS,
Donald C. Bíblia
de Estudo Pentecostal. CPAD.
• ARRINGTON,
French L.; STRONSTAD, Roger. Comentário
Bíblico Pentecostal.
CPAD.
• GILBERTO,
Antonio, et al. Teologia
Sistemática.
CPAD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário