...

Pesquisar neste blog

21/07/2014

DEUS - (hebr. El, Elah, Eloah, Elohim; gr. theós)




O nome mais geral da Divindade (Gn 1.1; Jo 1.1). Deus é o Ser Supremo, único, infinito, criador e sustentador do universo. É espírito pessoal e subsiste em três pessoas ou distinções: Pai, Filho e Espírito Santo (v. TRINDADE). É santo, justo, amoroso e perdoador dos que se arrependem.
O ateu diz que Deus não existe; o agnóstico diz que não podemos saber se Deus existe ou não; o crente sabe que Deus existe e afirma: “... nele vivemos, nos movemos e existimos(At 17.28).




VISÃO GERAL


Há muitos atributos diferentes ou características de Deus. Ele é grande, poderoso, amoroso. Estas são palavras que usamos para dizer quem Deus é. Na Bíblia vemos o que Deus fez, o que disse e como agiu. Quando colocamos isso junto temos um retrato de quem é Deus.

Muito do que conhecemos sobre Deus vem do Velho Testamento. Lá lemos sobre eventos tais como Criação, a Queda, o Dilúvio, a Torre de Babel, o Êxodo e as alianças que Deus fez com seu povo. Há outros exemplos através da história de Israel nos Salmos e nos Profetas. Olhando como Deus agiu nessas situações e o que disse, podemos ter uma boa noção de quem Deus é. Nada, entretanto, é bastante claro como os fatos registrados nos Evangelhos, onde lemos sobre a vida e o ministério de Jesus Cristo.


ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS


Os atributos de Deus podem ser divididos em dois tipos. Alguns são "comunicáveis", outros são "incomunicáveis". O amor e a sabedoria de Deus são considerados "comunicáveis" porque são características compartilhadas com a humanidade. Há exemplos de amor e sabedoria nas pessoas em torno de nós. Como humanos podemos ter algum grau de sabedoria e amor, embora Deus seja a única perfeita expressão disso. A natureza eterna e a onipresença de Deus são consideradas "incomunicáveis" porque não há exemplos disso no mundo que nos rodeia. Por exemplo, nada que nos cerca existe eternamente, e ninguém está sempre presente conosco.


A INCOMPREENSIVIDADE DE DEUS


Muitos dos atributos ou características de Deus são reveladas através da Bíblia e de sua mão em nossas vidas, mas somos limitados em quanto podemos conhecer DEle. Pela condição especial de seres criados, só podemos ter uma compreensão limitada do Criador.


A UNIDADES DE DEUS


Deus é um todo. Ele não é uma coleção de pequenos deuses. Ele é uma pessoa. Qualquer outro deus é simplesmente um ídolo ou um produto da nossa imaginação.



A ESPIRITUALIDADE DE DEUS


Parece óbvio afirmar, mas Deus não é feito de carne e osso como nós. Ele nos é invisível, ainda que pessoal, vivo e atuante em nossas vidas.


A INDEPENDÊNCIA DE DEUS


Deus não precisa de ninguém nem de nada. Ele é Aquele que nos criou e o mundo em que vivemos. Ele é completamente autosuficiente. Maravilhoso é que Ele escolheu se relacionar conosco - e não com alguns selecionados, mas com todos.


A IMUTABILIDADE DE DEUS

Deus não muda, o que é muito bom para nós. Ele é o mesmo Deus que falou com Adão e Eva. É o mesmo Deus que tirou o povo do Egito. Ele nunca mudou e nunca mudará. Não porque não tenha o poder ou habilidade para fazê-lo, mas porque não é necessário. Ele é perfeito, e diferentemente de nós, não precisa se aperfeiçoar ou melhorar em nenhum aspecto. Da mesma maneira, nunca muda seu pensamento ou age de maneira estranha. Nunca mudará as regras para conosco ou falhará com suas promessas. Permanece ativo e presentenesse mundo como uma força constante e imutável.