...

27/03/2011

CONSERVANDO O CORAÇÃO NA PRESENÇA DE DEUS

Lc 6.45-O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.

O que é o coração?

Órgão do corpo responsável por bombear sangue por toda parte do o corpo.

Segundo a Bíblia, o coração diz oque uma pessoa realmente é.

O coração armazena os sentimentos humanos, tanto bons quanto ruins.

As nossas palavras, ações, pensamentos são de acordo de como está nosso coração. porque da abundância do seu coração fala a boca.

DEUS ESTÁ PREOCUPADO DE COMO ESTÁ O NOSSO CORAÇÃO E SABE DE COMO O NOSSO CORAÇÃO ESTÁ.

A saúde física de nosso coração depende de Deus, mas a saúde espiritual dele depende de cada um de nós.

Nós vemos na Bíblia que Deus transforma o coração do homem.

Ezequiel 36.26,27:

E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne.

E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.

Ezequiel 11.19:

E lhe darei um mesmo coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei um coração de carne;

Não existe conversão se não vier de Deus.

Não existe arrependimento se não for por Deus.

Jeremias 32.39,40:

E lhes darei um mesmo coração, e um mesmo caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos, depois deles.

E farei com eles um concerto eterno, que não se desviará deles, para lhes fazer bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim.

Jeremias 31.33:

Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

Jeremias 24.7:

E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o Senhor; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus, porque se converterão a mim de todo o seu coração.

Deus circuncida (marca) o coração de seu povo para que o amem

Deuteronômio 30.6:

E o Senhor, teu Deus, circuncidará o teu coração e o coração de tua semente, para amares ao Senhor, teu Deus, com todo o coração e com toda a tua alma, para que vivas.

Deus diz que se o buscarmos de todo o nosso coração o encontraremos.

Jeremias 29.13:

E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

Deus está interessado naquilo que tiramos de nosso coração para o oferecermos.

Gênesis 4.1-8: Duas ofertas oferecidas para Deus.

E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão.

E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.

E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.

Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.

E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?

Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.

E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou.

Embora Caim e Abel fossem irmãos, ambos trouxeram ofertas ao Senhor;

Mas a Bíblia diz que o Senhor atentou para Abel e sua oferta e não atentou para Caim e sua oferta.

Mas porque essa diferença? Qual a diferença de Caim e Abel?

Não eram ambos filhos de Adão e moravam na mesma casa?

Mas a Bíblia diz o porque dessa diferença:

1João 3.12:

Não como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas.

Hebreus 11.4:

Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala.

Gênesis 6.5,6:

E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.

Então, arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração.

Quando Deus viu a maldade no coração do homem nos dias anteriores ao dilúvio e os seus caminhos corrompidos, Ele então se arrependeu em ter criado o homem e resolveu efetuar um juízo sobre a humanidade.

Há uma recomendação sobre como devemos amar a Deus

Deuteronômio 6.5:

Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.

Quando Deus escolhe alguém para fazer sua obra, Ele não procura caracteriscas físicas favoráveis, nem financeiras, nem intelctuais, sociais se tem boa influencia na sociedade ou não, muito menos por méritos...

1Sm16.7:

Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.

Davi tinha o seu coração inteiramente voltado para o Senhor.

Enquanto que, Salomão seu filho não conservou o seu coração integro diante do Senhor.

1Rs11.1-9:

E o rei Salomão amou muitas mulheres estranhas, e isso além da filha de Faraó, moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias,

das nações de que o Senhor tinha dito aos filhos de Israel: Não entrareis a elas, e elas não entrarão a vós; de outra maneira, perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor.

E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.

Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai, porque Salomão andou em seguimento de Astarote, deusa dos sidônios, e em seguimento de Milcom, a abominação dos amonitas.

Assim fez Salomão o que era mau aos olhos do Senhor e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai.

Então, edificou Salomão um alto a Quemos, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom.

E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.

Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão, porquanto desviara o coração do Senhor, Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera.

Salomão deixou de cumprir uma ordenança deixada pelo Senhor ao seu povo.

Êxodo 34.16:

e tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se após os seus deuses, façam que também teus filhos se prostituam após os seus deuses.

Tendo pervertido o seu coração da presença do Senhor, ele então teve o seu reino rasgado pelo próprio Senhor que tinha aparecido para ele por duas vezes.

1Rs 11.10-13:

E acerca desta matéria lhe tinha dado ordem que não andasse em seguimento de outros deuses; porém não guardou o que o Senhor lhe ordenara.

Pelo que disse o Senhor a Salomão: Visto que houve isso em ti, que não guardaste o meu concerto e os meus estatutos que te mandei, certamente, rasgarei de ti este reino e o darei a teu servo.

Todavia, nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei;

porém todo o reino não rasgarei; uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi e por amor de Jerusalém, que tenho elegido.

Aprendemos com essa passagem que o Deus que dá é o mesmo que tira se não conservarmos os seus estatutos em nossos corações.

Salomão se esqueceu ou deixou de lado oque o Senhor disse a ele.

2Cr 7.17-22:

Quanto a ti, se andares diante de mim, como andou Davi, teu pai, e fizeres conforme tudo o que te ordenei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos,

também confirmarei o trono do teu reino, conforme o concerto que fiz com Davi, teu pai, dizendo: Não te faltará varão que domine em Israel.

Porém, se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos e os meus mandamentos, que vos tenho proposto, e fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes a eles, então, os arrancarei da minha terra que lhes dei, e lançarei da minha presença esta casa que consagrei ao meu nome, e farei com que seja por provérbio e mote entre todas as gentes.E, desta casa, que fora tão exaltada, qualquer que passar por ela se espantará e dirá: Por que fez o Senhor assim com esta terra e com esta casa?

E dirão: Porquanto deixaram o Senhor, Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egito, e se deram a outros deuses, e se prostraram a eles, e os serviram; por isso, ele trouxe sobre eles todo este mal.

O trono de Salomão que era pra ser confirmado pelo Senhor, devido o seu desvio foi dado ao seu servo, se nós não valorizarmos a Palavra de Deus e a guardarmos em nosso coração iremos concerteza perder as promessas de Deus sobre nossas vidas.

19/03/2011

INFLUENCIAR OU SER INFLUENCIADO

“ASSIM RESPLANDEÇA A VOSSA LUZ DIANTE DOS HOMENS E GLORIFIQUEM O VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS”

Mt 5.16

INFLUENCIAR OU SER INFLUENCIADO

INFLUENCIA É:

Ação que uma pessoa ou coisa exerce sobre outra. Mudança de forma, comportamento, atitude, pensamento, direção, vida.

Pv 1. 10-Filho meu, se os pecadores, com blandícias, te quiserem tentar(influenciar), não consintas.

11-Se disserem: Vem conosco, espiemos o sangue, espreitemos sem razão os inocentes, 12-traguemo-los vivos, como a sepultura, e inteiros, como os que descem à cova;

13-acharemos toda sorte de fazenda preciosa; encheremos as nossas casas de despojos; 14-lançarás a tua sorte entre nós; teremos todos uma só bolsa.

15-Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas.

16-Porque os pés deles correm para o mal e se apressam a derramar sangue.

17-Na verdade, debalde se estenderia a rede perante os olhos de qualquer ave.

18-E estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e a sua própria vida espreitam. 19-Tais são as veredas de todo aquele que se entrega à cobiça; ela prenderá a alma dos que a possuem.

1 Co15. 33-Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.

Corromper: Tornar podre; estragar, decompor: Alterar, Perverter, depravar, Apodrecer, estragar-se; adulterar-se.

Os discípulos são o sal da terra e a luz do mundo

MT 5.13-Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.

14-Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

15-nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa.

16-Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.

SAL

Substância branca usada como tempero remédio (Jó 6.6-Ou comer-se-á sem sal o que é insípido? Ou haverá gosto na clara do ovo? 7A minha alma recusa tocar em vossas palavras, pois são como a minha comida fastienta.),

(Ez 16.4-E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água, para tua purificação, nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas.) e conservante. Os cristãos são como o sal, que contribui para conservar e salvar o mundo (Mt 5.13 “Temperada com sal” ).

Cl 4.6 - A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. Quer dizer “de bom gosto”.

Encontramos varias pessoas na bíblia que sedeixaram levar pelos acontecimentos em sua volta. Outras influenciaram os lugares com a sua presença.

O SENHOR DEUS NÃO NOS CHAMOU PARA QUE NÓS FOCEMOS INFLUENCIADOS PELAS COISAS QUE ESTÃO EM NOSSA VOLTA E SIM INFLUENCIARPORQUE TUDO AQUILO QUE É INFLUENCIADO MUDO A SUA PRIMEIRA IDENTIDADE.

Ø Pensamento

Ø Atitudes

Ø Palavras

Ø Opinião

COMO PODEMOS SER INFLUENCIADOS;

*Por palavras.

*Pela carne.

*Pelo mundo.

1 - Por palavras:

1Tm4. 1-Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé (serão influenciados), dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, (dar ouvidos é o mesmo que aceitar uma proposta, concordar, harmonizar),

2-pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência,

3-proibindo o casamento e ordenando a abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; 4-porque toda criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças,

5-porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificada.

EXEMPLO:

Nem tudo que ouvimos, devemos fazer;

Infelizmente muitas pessoas têm se desviado dos caminhos do senhor por dar ouvido a maus conselhos, palavras torpes, palavras desanimadoras que vem somente para atrapalhar a caminhada espiritual.

A Bíblia tem nos aconselhado para que nós viéssemos a resistir, mas isso só é possível se nós dermos lugar em nossa vida e deixar o Senhor agir.

Temos que combater todo tipo de palavra que seja contra os preceitos bíblicos

Pessoas que foram influenciadas por palavras:

v Adão e Eva;

v Esaú;

v Profeta;

v Roboão;

.

ADÃO E EVA

(INFUENCIADO PELA SERPENTE)

Gn 3.1-Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?

2-E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,

3-mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus:

Tudo mudou na vida de Adão e Eva.

Qual foi a conseqüência disso:

Tinham pureza de coração - perderam;

Perfeita comunhão com Deus - perderam.

Foram influenciados pela serpente e deixaram de obedecer à ordenança de Deus.

ESAÚ VENDE O SEU DIREITO DE PRIMOGENITURA

(INFUENCIADO POR JACÓ)

Gn 24.29-E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo e estava ele cansado.

30-E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso, se chamou o seu nome Edom.

31-Então, disse Jacó: Vende-me, hoje, a tua primogenitura.

32-E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura?

33-Então, disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.

Esaú foi influenciado pelas palavras de Jacó e aceitou sua proposta negando o seu direito de primogenitura.

Desprezou aquilo que era de maior valor por não suportar o momento difícil.

Muitas propostas aparecem no momento em que precisamos, são propostas oportunistas cujas intenções principais são desviar-nos do alvo principal,

Que é Cristo-Autor e Consumador da Fé

ROBOÃO CAUSOU DIVISÃO AO REINO DE ISRAEL

(INFLUENCIADO PELOS JOVENS CONSELHEIROS)

1 Rs 12.10-E os jovens que haviam crescido com ele lhe falaram, dizendo: Assim falarás a este povo que te falou, dizendo: Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.

11-Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.

12-Veio, pois, Jeroboão e todo o povo, ao terceiro dia, a Roboão, como o rei havia falado, dizendo: Voltai a mim ao terceiro dia.

13-E o rei respondeu ao povo duramente, porque deixara o conselho que os anciãos lhe haviam aconselhado.

14-E lhe falou conforme o conselho dos jovens, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.

15-O rei, pois, não deu ouvidos ao povo, porque esta revolta vinha do Senhor, para confirmar a palavra que o Senhor tinha dito pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate.

Um leão mata o profeta

(INFLUENCIADO PELO PROFETA VELHO)

1Rs13. 11-E morava em Betel um profeta velho; e vieram seus filhos e contaram-lhe tudo o que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel e as palavras que dissera ao rei. 12-E disse-lhes seu pai: Por que caminho se foi? E viram seus filhos o caminho por onde fora o homem de Deus que viera de Judá.

13-Então, disse a seus filhos: Albardai-me um jumento. E albardaram-lhe o jumento, e o montou.

14-E foi-se após o homem de Deus, e o achou assentado debaixo de um carvalho, e disse-lhe: És tu o homem de Deus que veio de Judá? E ele disse: Eu sou.

15-Então, lhe disse: Vem comigo à minha casa e come pão.

16-Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; nem tampouco comerei pão, nem beberei contigo água neste lugar.

17-Porque me foi mandado pela palavra do Senhor: Ali, nem comerás pão, nem beberás água, nem tornarás a ir pelo caminho por que foste.

18-E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou pela palavra do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe).

19-E voltou ele, e comeu pão em sua casa, e bebeu água. (foi influenciado pela palavra mentirosa do profeta velho).

Não podemos ser influenciados pelas palavras que ouvimos todos os dias. Palavras que são muitas vezes abomináveis a Deus.

São palavras cuja intenção principal é nos desviar da presença de Deus. Mas a Bíblia nos ensina:

Sl 1.1-Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Rm 12.2-E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

1Jo4. 1-Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

2Jo 1.7-Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.

8-Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganhado; antes, recebamos o inteiro galardão.

9-Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho.

10-Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.

2-Pela carne:

Gl 5.16-Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.

17-Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis.

Oque são obras da carne:

(concupiscência) - Desejo intenso de bens ou gozos materiais. 2 Apetite sexual:

Gl 5. 19-Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia,

20-idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

21-invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.

Rm 8.3-Porquanto, o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne,

4-para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

5-Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito.

6-Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.

7-Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.

Existem muitas pessoas que perderam as suas verdadeiras características de um CRISTÃO porque foram influenciados pelos desejos da carne.

Temos que buscar a presença de Deus cada vez mais em nossa vida para nós conseguirmos resistir e vencer aquilo que a nossa carne tem feito para perdermos a comunhão com Deus.

Deus é aquele que nos fortalece todos os momentos de nossa vida.

HOMEM CARNAL

O que pertence à natureza humana deixada à vontade nos seus pensamentos e desejos em contraste com os pensamentos e desejos espirituais, que vêm de Deus. Quando não está sujeito a Deus, o ser humano tem inclinação para o pecado. O salvo pode ser “carnal” ou “espiritual”.

1Co 2.14-Ora, o homem natural não compreendem as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente).

1Co 3.1-E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.

2-Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis;

3-porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens?

Gl 6.8-Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna.

Rm 6.17-Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.

18-E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.

19-Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia e à maldade para a maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para a santificação.

20-Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.

21-E que fruto tínheis, então, das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.

22-Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.

23-Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.

3-Mundo:

1Jo2. 15-Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

16-Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

17-E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Jo12. 31-Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe deste mundo.

Ef 2.1-E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,

2-em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência;

3-entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

A palavra “mundo” (gr. Kosmos) frequentemente se refere ao vasto sistema de vida desta era, formentado por satanás e existente à parte de Deus. Consiste não somente nos prazeres obviamente malignos, imorais e pecaminosos do mundo, mas também se refere ao espírito de rebelião que nele age contra Deus, e de resistência ou indiferença a Ele e à sua revelação. Isso ocorre em todos os empreendimentos humanos que não estão sob o senhorio Cristo. Na presente era, ciência, arte, medicina, musica, sistema econômico, diversos, comunicação em massa, esporte, agricultura etc, para opor-se a Deus, e ao seu povo, à sua Palavra e seus padrões de retidão. Por exemplo, satanás usa a profissão medicina para promover e defender o aborto, a agricultura para produzir drogas destruidoras da vida, tais como o álcool e os narcóticos; a educação, para a filosofia ímpia humanista; e os meios comunicação em massa, para destruir os padrões divinos de conduta. Os crentes devem estar conscientes de que, por trás de todos os empreendimentos meramente humanos, há um espírito, força ou poder maligno que atua contra Deus e a sua Palavra. Nalguns casos, essa ação maligna é menos intensa; noutros caso , é mais. Finalmente o “mundo” também inclui todos os sistemas religiosos originados pelo homem, bem como todas as organizações e igrejas mundanas, ou mornas.

Satanás é o deus do presente sistema mundano.

Tem o mundo organizado em sistema político, culturais, econômico e religiosos que são inatamente hostis a iniqüidade de mundo.

O mundo e a igreja verdadeiramente são dois grupos distintos. O mundo está sob o domínio de satanás.

A igreja pertence exclusivamente a Deus.

Comparação do mundo e o crente

Não pertencemos ao mundo.

Jo 15.19-Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece.

Forasteiros e peregrinos

1 Pe2.11-Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma,

Não se conformar com o mundo

Rm 12.2-E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Não amar o mundo

1Jo2.15-Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 17E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Vencer o mundo

Morrer para o mundo:

Gl 2.20Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.

Ser libertos do mundo

Jo 8.36-Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres.